E.E.B. “LINDO
SARDAGNA”
DONA EMMA – SC
PLANO
ANUAL
4º ANO
2016
|
O trabalho com as crianças nos anos iniciais do
Ensino Fundamental precisa levar em conta caráter histórico do desenvolvimento
humano. Por isso, a escolarização nesse período deve dar continuidade ao que se
construiu na Educação Infantil, considerando as culturas infantis tradicionais
e contemporâneas, as brincadeiras da tradição oral e as situações lúdicas de
aprendizagem. Nesse momento da escolarização, o desenvolvimento das linguagens
permite às crianças a vivência de situações e contextos para compreender e
reconstruir suas ações e expressá-las, descrevê-las, bem como planejá-las,
habilidades necessárias para novas aprendizagens.
Nos anos iniciais, as crianças desenvolvem e consolidam
o processo de percepção, de entendimento e de representação, base importante
para compreender a natureza do sistema alfabético-ortográfico de escrita e de
outros sistemas de registro, como os signos matemáticos, os registros
artísticos, cartográficos e científicos, dentre outros. Tendo em vista que a
criança já participa de interações que envolvem os usos de escrita, oralidade,
espaço, tempo, som, silêncio, expressões e movimentos, nessa etapa, busca-se o
desenvolvimento das práticas de ler, escrever, falar, ouvir, movimentar-se e
expressar-se artisticamente em si
Língua Portuguesa
Desenvolver a capacidade de expressar-se oralmente com desenvoltura e
coerência em diversas situações.
Interpretar, problematizar, formular hipóteses, argumentar e convencer.
Participar de situações de comunicação oral.
Ler e interpretar diferentes gêneros textuais.
Produzir diferentes gêneros textuais com clareza e coerência.
Refletir e revisar suas próprias produções textuais.
Conhecer, desenvolver e aperfeiçoar seus conhecimentos sendo capaz de
adequar sua linguagem as diferentes situações de uso da língua.
Ordem alfabética.
Encontros vocálicos.
Palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
Artigos.
Singular e plural.
Substantivos comuns e próprios, simples e compostos, primitivos e
derivados.
Sinais de pontuação.
Parágrafo.
Acentuação gráfica.
Compreender a noção de verbo e de tempo: passado, presente e futuro.
Matemática
Quadros numéricos.
Unidade, dezena, centena simples e de milhar.
Estimativas.
Adição.
Subtração.
Multiplicação.
Tabuadas.
Divisão.
Sistema de medida de tempo: Hora e minuto.
Tabelas e quadros.
Sistema monetário.
Sistema de medidas de comprimento: metro e centímetro.
Sistema de medidas de massa: quilograma e grama.
Sistema de medidas de capacidade: litro e mililitro.
Figuras geométricas.
Frações.
Gráficos.
Selecionar, organizar e comunicar informações numéricas.
Ciências
Cuidando da saúde: hábitos alimentares e a saúde do corpo.
Corpo humano.
O ambiente.
Alimentação dos seres vivos: cadeia alimentar.
Relação entre os seres vivos.
Equilíbrio da natureza.
Reprodução dos animais.
As plantas: reprodução.
Água: estados físicos e o ciclo da água.
História
A infância no Brasil: significado e modo de viver.
Refletir sobre a infância e o mundo do trabalho infantil no Brasil.
A participação das crianças na vida brasileira: cidadania.
A infância e a cultura brasileira.
Geografia
Município de Dona Emma: localização no espaço catarinense, brasileiro e
mundial, limites e povoação.
Paisagem urbana e rural.
Mapas: leitura, legenda e escala.
Pontos cardeais: norte, sul, leste e oeste.
Estado de Santa Catarina: localização no espaço mundial e brasileiro, limites
e primeiros povoados.
Sistema solar.
Ensino religioso
Promover um crescimento harmonioso com o outro, observando e respeitando
as diferenças.
Empregar o diálogo como forma de esclarecer conflitos e tomar decisões
coletivas.
Virtudes: respeito, honestidade, responsabilidade, solidariedade,
fraternidade, justiça e amizade.
Identificar a importância das virtudes no desenvolvimento do ser humano,
bem como elas nos ajudam a construir um mundo melhor e mais justo.
Observação
A abordagem dos conteúdos descritos terá auxilio de segundo professor no
período vespertino e se dará de acordo com as necessidades de aprendizagem da
turma e do aluno especial. Desta forma o plano estará aberto a revisões e
adequações nos dois períodos.
Professora: Sabrina Michele Dos Santos Rizzieri
Nenhum comentário:
Postar um comentário