PGE SONIA DA SILVA


 
Plano de gestão escolar
  DADOS DA ESCOLA
Nome da escolaEEB LINDO SARDAGNAUnidade     28100
RegionalIBIRAMA
MunicípioDONA EMMA
EndereçoRUA ALBERTO KOGLINNúmero3712
BairroCENTROCEP89155000
Telefone(4733578412
Áreas de ensino
Educação infantilEnsino fundamentalEnsino fundamentalEnsino médio
Ensino pré-escolarAnos iniciaisAnos finaisEnsino médio
ParalizadaEm AtividadeEm AtividadeEm Atividade
Ensino ProfissionalizanteEducação de Jovens e AdultosEnsino especial
Ensino ProfissionalizanteEnsino supletivoEnsino especial
Sem informaçãoSem informaçãoSem informação
Educação especial
UE Exclusiva para Educação EspecialEnsino Regular com Classe Especial
UE Inclusiva com apoio de Sala de Recursos
Educação indígena
Educação IndígenaUE em Território Indígena
Língua Indígena
Total de turmas por curso
Pré-escolarAnos iniciaisAnos finaisEnsino médioEJAEnsino profissionalizanteProjetosMagistérioAEE
0108400202
Total de turmas por etapa
Ensino fundamentalEnsino médio
1º ano2º ano3º ano4º ano5º ano6º ano7º ano8º ano9º ano
222222222
1º ano2º ano3º ano4º ano
2110
EJA - Ensino fundamentalEJA - Ensino Médio
1º ano2º ano3º ano4º ano5º ano6º ano7º ano8º ano9º ano
1º ano2º ano3º ano
AEEProjetosMagistério
AEE
2
1º ano2º ano3º ano4º ano
0010
1º ano2º ano3º ano
Ensino profissionalizante
1º ano2º ano3º ano4º ano
                                                                                                  
Total de turmas por turno
TotalMatutinoVespertinoNoturnoIntegral
26101240
                                                                                            
Total de servidores
Professor efetivoProfessor ACTAdministração escolarAssistente técnico pedagógico
112902
                                                                                       
Orientador educacionalSupervisor escolarAssistente de educaçãoAnalista técnico em gestão educacional
1010

                                                                                     
 FORMAÇÃO ACADÊMICA
NívelLicenciatura
Curso habilitadoCURSO NORMAL SUPERIOR HABIL. SÉRIES INICIAIS
Outro
Instituição
OutraCENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI
Início2002
Conclusão2005
NívelEspecialização
Curso habilitado
OutroEDUCAÇÃO INFANTIL SÉRIES INICIAIS ÊNFASE EM EDUCAÇÃOESPECIAL
InstituiçãoINSTITUTO BLUMENAUENSE DE ENSINO SUPERIOR
Outra
Início2006
Conclusão2007
NívelEspecialização
Curso habilitado
OutroCurso de Formação em Gestão Escolar- 200 horas
Instituição
OutraSecretaria do Estado da Educação
Início2016
Conclusão2016


PLANO DE GESTÃO
  TÍTULO
Plano de gestão: EEB Lindo Sardagna
  INTRODUÇÃO
A escola se configura como uma instituição coletiva que deve organizar-se para que as responsabilidades e os objetivos sejam compartilhados de forma conjunta para expressar o trabalho dos diversos segmentos que a compõe. Compartilhar com a comunidade os anseios, as esperanças, as dúvidas na busca de construir uma nova realidade, com a intenção de melhorar a qualidade de ensino, é fator preponderante implementação da autonomia pedagógica, administrativa e financeira. Por este motivo, a parceria entre escola e comunidade devem ser de autonomia e democratização para o acesso e permanência do aluno na escola, sendo assim as decisões escolares devem ser tomadas coletivamente, procurando envolver todos os seus segmentos.
A educação escolar tem a tarefa de promover a apropriação dos saberes, procedimentos, atitudes e valores por parte dos alunos, pela ação mediadora dos professores e pela organização da gestão escolar. (LIBÂNIO 1998 p.137) O projeto pedagógico é o instrumento que possibilita à escola inovar sua prática pedagógica, na medida em que aponta caminhos para as situações que precisam ser modificadas, visando criar condições para uma gestão democrática e participativa cujo foco seja a aprendizagem do aluno e a valorização dos trabalhadores da educação.
Assim sendo, nosso plano de trabalho na escola será pautado nos princípios de gestão democrático, referenciada pelo PPP (Projeto Politico da Escola), construindo de forma coletiva com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar, um importante documento que norteará as práticas da escola.
No PPP planejamos o que temos intenção de fazer tendo a possibilidade de refletirmos e revermos sobre as ações planejadas inserindo mudanças quando necessário para uma melhor práxis pedagógica e administrativa escolar.
  OBJETIVO GERAL
Oferecer escolaridade para todos, obedecendo aos preceitos legais, conforme projeto politico pedagógico da escola dentro de uma gestão democrática, com um trabalho embasado em valores como: interação escola/ família, comprometimento numa gestão participativa centrada na aprendizagem e formação humana integral do aluno.
 DIAGNÓSTICO DA ESCOLA
Dimensão socioeconômicaA escola atende todas as crianças e jovens do entorno das classes sociais mais abastadas às assalariadas de origem humilde; isso gera grande diversidade cultural e estrutural. Nos últimos anos, devido a oferta à oferta de emprego nos setores têxteis e madeireiros, o município teve sua população muito aumentada e a escola também. Esta nova demanda de matrículas trouxe a escola um novo perfil de discentes, que apresentam inúmeras carências sociais e afetivas.
A distorção série/ idade no Ensino Médio está presente. Isto acontece em decorrência da implantação dos programas de aceleração voltada para os alunos que se encontram fora da faixa etária do Ensino Fundamental e que, portanto, também chegam ao Ensino Médio fora da faixa etária e ainda aqueles alunos que estão retornando atendendo as exigências do mercado de trabalho.
A instrução escolar dos pais dos alunos é bem diversificada, possuem, em sua maioria, o Ensino Fundamental ou Médio incompleto e, na sua minoria, possuem grau superior. As famílias, dentro de suas disponibilidades, participam das organizações comunitárias. A escola possibilita a participação dos pais em eventos escolares como: dia da família na escola, festas comemorativas, festival de talentos, entrega de boletins, assembleias, entre outros.
Dimensão pedagógicaO Ensino Fundamental séries iniciais oferece um ótimo atendimento às crianças, que estão, em sua grande maioria, sendo alfabetizadas na idade certa. As professoras, todas pedagogas, realizam a recuperação paralela dos alunos com dificuldades de aprendizagem. As turmas não são numerosas. Esse perfil refletiu no ultimo IDEB, em que a escola obteve resultado 6,6.
Nas séries finais do Ensino Fundamental, as turmas são muito numerosas, a maioria com mais de 30 alunos, por haver demanda da rede municipal. Nesta etapa escolar aparecem dificuldades de atendimento, principalmente ligadas a desinteresse e indisciplina. O resultado do último IDEB foi 5,0.
No Ensino Médio a grande dificuldade reside na evasão e reprovação na 1ª série. Isso se deve à inserção precoce do adolescente no mercado de trabalho que frequenta a escola, principalmente no período noturno, chegando cansado e desmotivado.
Nas séries finais e Ensino Médio há maior rotatividade de professores.
Podemos associar o ensino a ação. Desta forma, o ensino é conduzir uma pessoa a realizar uma ação da melhor maneira possível, no sentido de direcionar a pessoa ao aprendizado. Já a aprendizagem é a reflexão sobre algo. De nada adianta passar matéria e não haver reflexão. A discussão as perguntas, as ideias contrárias, fazem parte do processo de aprendizagem.
Refletir sobre os 4 pilares da educação nos trazem a possibilidade de desenvolver um trabalho de ensino aprendizagem, pois contempla o ser humano na sua totalidade.
Em seu planejamento anual a escola contempla a adequação a Proposta C. SC, e BNCC.
Os métodos de ensino/ aprendizado são variados de acordo com disciplinas. Para auxiliar esse ensino ocorrem leituras, pesquisas, trabalhos coletivos, individuais, provas para avaliação, recuperação paralela constante, participação em feiras escolares, projetos pedagógicos, entre outros.
O processo de planejamento das ações da escola e aprendizagem é feito coletivamente em dias de estudo e reuniões pedagógicas, bem como individualmente pelo professor em suas horas atividades.
A avaliação de aprendizagem, segundo Bloom (1993), apresenta 3 tipos de funções: diagnóstica, formativa e somativa. Diagnostica adequada para início de ano letivo, pois permite conhecer a realidade na qual o processo de ensino/ aprendizagem vai acontecer. Neste sentido o professor tem como principal objetivo verificar o conhecimento prévio do individuo.
A avaliação formativa tem como função verificar se os estudantes estão alcançando os objetivos propostos. Esta avaliação deve ser realizada durante todo ano letivo.
A avaliação somativa tem como função a classificação, sendo realizada ao final do ensino. Através deste tipo de avaliação que informa o nível de aprendizagem alcançado e ocorre a comparação dos resultados obtidos visando a atribuição de notas.
A proposta C. de SC contempla que o professor deve ser mediador da aprendizagem, não detentor do conhecimento.
Através da relação professor aluno, o mesmo pode ser motivado a construir seu conhecimento, assim sendo, a relação X educando não deve ser uma relação de imposição, mas sim de cooperação, de respeito e de crescimento. O aluno deve ser considerado interativo e ativo. Devendo sempre considerar a bagagem que o aluno já traz consigo.
Dimensão administrativaA escola conta com uma equipe gestora formada por diretora, dois assessores, uma AE, uma ATP, uma estagiária, 15 professores efetivos, 23 professores ACT’s e 3 serventes. Como entes democráticos possui APP, Conselho Deliberativo, NEPRE, todos constituídos e atuantes.
Dimensão financeiraA escola recebe os seguintes recursos do Governo Federal: PDDE, Cartão Cepesk, material e serviço. A APP é uma forte parceira, realiza muitas ações e a escola conta com o apoio da Prefeitura Municipal, bem como da indústria e comércio local.
Dimensão físicaO terreno que abriga a Unidade Escolar é de 12000 m2, apresenta uma área construída de aproximadamente 2196,03m2 subdividida em 8 salas de aula, refeitório, cozinha, despensa, lavanderia, banheiros femininos e masculinos, secretaria, sala dos professores, laboratório de informática (hoje usado como sala de aula), sala da direção, sala do SAEDE, almoxarifado, um ginásio de esportes, um centro de múltiplo uso transformado em biblioteca e consultório odontológico. Este espaço físico é insuficiente para a demanda e encontra-se em precário estado de conservação, apesar dos reforços da comunidade escolar em sua manutenção.
Outras consideraçõesPromover a elaboração, implementação e avaliação do projeto pedagógico por si só é um desafio. Soma-se a este desafio as dificuldades diárias que permeiam o dia-a-dia da escola, tais como: estrutura física precária, excesso de rotatividade de professores, que muitas vezes não se identificam com o seu projeto, desmotivação pela carga horaria excessivas e diversas escolas para atender, os parcos recursos financeiros que são praticamente inexistentes e a pouca participação das famílias.

  METAS E AÇÕES
MetaGarantir atendimento odontológico no prédio escolar.
DimensãoDimensão pedagógica
AçãoAssegurar o atendimento no prédio escolar bem como a escovação e aplicação de flúor semanalmente.
Encaminhamentos quando necessário.
Objetivos específicosGarantir que os educandos tenham conscientização da higiene bucal, cuidados com os seus dentes.
Início01/01/2020
Fim31/12/2024
Público alvoTodos os educandos.
RecursoRecursos pedagógicos e financeiros.
Responsáveis pela açãoEscola e Prefeitura Municipal
MetaEncaminhamento psicológico e fonoaudiológico para crianças e adolescentes que apresentam problemas de aprendizagem.
DimensãoDimensão pedagógica
AçãoEncaminhamento para avaliação dos profissionais.
Objetivos específicosFazer com que os alunos tenham um bom aprendizado se detectados problemas relacionados ao psicológico e a fala.
Início01/01/2020
Fim31/12/2024
Público alvoTodos os alunos que apresentarem alguma dificuldade.
RecursoPedagógico e financeiro.
Responsáveis pela açãoEscola, Prefeitura Municipal e APAE.
MetaIncentivo à aulas práticas.
DimensãoDimensão pedagógica
AçãoAtravés de projetos, buscar recursos para viagens de estudos.
Objetivos específicosOportunizar o aluno a praticar o que ele aprendeu em sala de aula.
Início01/01/2020
Fim31/12/2024
Público alvoAlunos e professores
RecursoPedagógico e financeiro
Responsáveis pela açãoGrupo gestor e parceiros.
MetaExpandir a banda escolar. ( compra de novos instrumentos, roupas, concursos)
DimensãoDimensão financeira
AçãoPleitear recursos financeiros através de parcerias com comercio, com a prefeitura, contribuições espontâneas.
Objetivos específicosCompra de novos instrumentos, roupas, e participação em concursos.
Início01/01/2020
Fim31/12/2024
Público alvoAlunos
RecursoFinanceiro e pedagógico.
Responsáveis pela açãoGrupo gestor, prefeitura e comercio local.
MetaApoio a eventos esportivos.
DimensãoDimensão pedagógica
AçãoFazer acontecer campeonatos e auxiliar em jogos escolares.
Objetivos específicosEstimular os educandos a praticas pedagógicas através da cooperação e ate mesmo da competição.
Início01/01/2020
Fim31/12/2024
Público alvoTodos os estudantes.
RecursoPedagógico e financeiro.
Responsáveis pela açãoProfessores, grupo gestor e alunos.
MetaManter a parceria com o projeto Guardiões Ambientais.
DimensãoDimensão pedagógica
AçãoManter a parceria com a prefeitura municipal para que se tenha espaço adequado para realização do projeto.
Objetivos específicosFazer com que os alunos criem uma consciência da importância do meio ambiente, assim como disciplina, ética, civismo e moral.
Início01/01/2020
Fim31/12/2020
Público alvoAlunos, principalmente aqueles que se encontram em vulnerabilidade social.
RecursoPedagógico, físico e financeiro.
Responsáveis pela açãogrupo gestor, CRAS, Prefeitura Municipal
MetaReforma da segunda parte do prédio escolar já encaminhada ( construção de 3 salas de aula e cozinha).
DimensãoDimensão financeira
AçãoAcompanhar juntamente a secretaria do Estado o processo da segunda parte da Escola, bem como o projeto da cozinha. Pleitar a construção de três novas salas de aula.
Objetivos específicosAssegurar a reforma da segunda parte da escola, bem como a construção de uma cozinha e três salas de aula. Isso para que o ambiente se torne mais agradável e confortável aos docentes e discentes.
Início01/01/2020
Fim31/12/2022
Público alvoProfessores, alunos, comunidade em geral.
RecursoFísico e Financeiro
Responsáveis pela açãoGrupo gestor. Secretaria de Educação.
MetaProjetos que envolvam a sustentabilidade.
DimensãoDimensão pedagógica
AçãoAtravés de gincanas: coleta de óleo, latinhas, vidros...
Criação de uma horta.
Replantar arvores.
Construir uma composteira.
Conscientização da separação do lixo
Objetivos específicosCriar uma consciência que precisamos cuidar do meio ambiente.
Início01/01/2020
Fim31/12/2024
Público alvoAlunos, professores, comunidade geral
RecursoPedagógico, físico e financeiro
Responsáveis pela açãoProfessores, grupo gestor e alunos.
MetaReativar a biblioteca escolar bem como sala de informática.
DimensãoDimensão física
AçãoConstrução de duas novas salas de aula, para poder proporcionar o atendimento aos alunos.
Objetivos específicosProporcionar aos alunos aulas de leitura de diferentes formas, bem como ambiente apropriado para uso de tecnologias e melhorias na qualidade da Internet.
Início01/01/2020
Fim01/06/2022
Público alvoEstudantes e professores.
Recursofísico financeiro e pedagógico.
Responsáveis pela açãoGrupo gestor.
MetaPlanejar ação conjunta com professores para garantir a recuperação de conteúdos.
DimensãoDimensão pedagógica
AçãoPromover ação conjunta entre professores e alunos destaque para recuperação de conteúdo dos alunos com dificuldade de aprendizagem.
Promover/valorizar o aluno que for destaque.
Objetivos específicosFazer com que os alunos atinjam o minimo da aprendizagem.
Início01/01/2020
Fim31/12/2024
Público alvoAlunos
Recursototalmente pedagógico
Responsáveis pela açãoProfessores, grupo gestor e alunos.
MetaDiminuir a evasão escolar em 5%.
DimensãoDimensão pedagógica
AçãoAulas diversificadas, professores comprometidos, tentar parcerias com empresas para um horário diversificado para estudantes, apresentação dos alunos ao projeto Jovem Aprendiz já aderido por algumas empresas da cidade.
Objetivos específicosFazer com que o aluno tenha o acesso e permanência na escola.
Início01/01/2020
Fim31/12/2024
Público alvoAlunos mais carentes, com probabilidade de desistência em virtude do trabalho para o sustento.
RecursoPedagógico e financeiro.
Responsáveis pela açãoGrupo gestor e empresas parceiras.
MetaGarantir a democratização dos orgãos colegiados ( reativar o Grêmio estudantil).
DimensãoDimensão pedagógica
AçãoFazer reuniões periódicas para que haja cada vez mais o engajamento de todos.
Objetivos específicosGarantir e fortalecer os orgãos colegiados, alem de criar um novo Grêmio Estudantil.
Início01/01/2020
Fim31/12/2024
Público alvoComunidade geral.
RecursoPedagógico.
Responsáveis pela açãoGrupo gestor.
MetaPromover encontros com pais através de reuniões, eventos escolares, entrega de boletins.
DimensãoDimensão pedagógica
AçãoOferecer momentos diversificados para os pais acompanharem seus filhos na sua vida escolar.
Objetivos específicosTrazer maior numero de pais para a escola.
Início01/01/2020
Fim31/12/2024
Público alvoPais, professores e alunos
RecursoFísico, pedagógico e financeiro
Responsáveis pela açãoGrupo gestor.
MetaFirmar parcerias com instituições de ensino(Uniasselvi, Unidavi,Udesc...).
DimensãoDimensão pedagógica
AçãoBuscar essas instituições para dentro da escola apresentando seus trabalhos, os quais poderão servir de incentivo para que os alunos não parem de estudar, mostrar pra todos que existem inúmeras oportunidades de ingressar em novos cursos e ter uma melhor qualidade de vida.
Objetivos específicosOportunizar os alunos o conhecimento de outras instituições de ensino mostrando as diversas oportunidades que temos nos dias de hoje.
Início01/01/2020
Fim31/12/2024
Público alvoAlunos e professores.
RecursoPedagógico.
Responsáveis pela açãoGrupo gestor.
MetaZelar pelo patrimônio da escola.
DimensãoDimensão financeira
AçãoConscientizar todos que precismos ter zelo pelo patrimônio da escola. são bens adquiridos que ainda irão passar por muitos estudantes, professores. Manter atualizada a listagem dos bens .
Objetivos específicoszelar pelo patrimônio escolar.
Início01/01/2020
Fim31/12/2024
Público alvoComunidade Escolar.
RecursoFinanceiro.
Responsáveis pela açãoProfessores, grupo gestor e alunos.
MetaAssegurar um ambiente de acolhimento, cooperação, responsabilidade e incentivo a aprendizagem e crescimento pessoal.
DimensãoDimensão pedagógica
AçãoIncentivo ao respeito de todos zelando pelo bom andamento da escola sempre amenizando situações que coloquem em risco o bem estar de todos.
Projeto Cooper Jovem, em parceria com a Cravil, já encaminhado.
Objetivos específicosFazer com que os alunos professores e demais funcionários se sintam em plena harmonia e bem estar dentro da escola.
Início01/01/2020
Fim31/12/2024
Público alvoProfessores,pais, alunos, funcionários, grupo gestor.
RecursoPedagógico e financeiro.
Responsáveis pela açãoGrupo gestor e parceiros.
MetaIncentivar a participação dos alunos na Prova Brasil, ANA, Provinha Brasil, Enem e outros concursos.
DimensãoDimensão pedagógica
AçãoIncentivar aos alunos a participação como forma de aprendizagem.
Objetivos específicosVerificar a aprendizagem dos alunos.
Início01/01/2020
Fim31/12/2024
Público alvoos alunos
Recursopedagógico
Responsáveis pela açãoProfessores, grupo gestor e alunos.


 AVALIAÇÃO DO PLANO
Diante do exposto no projeto acima citado e tendo consciência de que todos os membros da comunidade escolar tem o direito de participar da gestão, bem como a necessidade de acompanhamento sistemático dos resultados, o que permite reconhecer os resultados e as deficiências a serem sanadas, nosso objetivo é consolidar um trabalho através do qual este educandário seja capaz de assegurar educação de qualidade para todos, com inclusão e respeito aos direitos humanos, a valorização da cultura e ao exercício da cidadania.
 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Esperamos que ao final dessa gestão deste plano possamos ter a satisfação de tê-lo executado da melhor maneira possível e em sua integra.
REFERÊNCIAS
LIBÂNEO, José Carlos Organização e Gestão da Escola – Teoria e Prática.
PPP Escola de Educação Básica Lindo Sardagna.
LDB – Leis de Diretrizes e Bases da Educação.
BNCC – Base Nacional Curricular Comum.
Proposta Curricular de SC.
BLOOM, Dale 1993 – Avaliação no processo Ensino Aprendizagem.
OBSERVAÇÃO
O Plano de Gestão Escolar apresentado, está em consonância com a Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina, com os princípios da gestão democrática e participativa e com a legislação vigente. Respeita a igualdade de direitos e os princípios da diversidade.
O diagnóstico evidencia pontos de atenção que, em sua maioria, apresenta metas e ações que procuram avançar e dar respostas aos fatores evidenciados.
Esta Comissão, indica pelo monitoramento, revisão, atualização e reavaliação constante do Plano com a participação da comunidade escolar, embasado no diagnóstico atualizado e nos indicadores que a escola produz, visando a melhoria da qualidade do ensino com aprendizagem.
Sendo assim, este Plano está homologado para participar das demais etapas do processo de escolha.

     


Nenhum comentário:

Postar um comentário