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Plano de gestão escolar
DADOS DA ESCOLA
Nome da escola
EEB LINDO SARDAGNA
Unidade
28100
Regional
IBIRAMA
Município
DONA EMMA
Endereço
RUA ALBERTO KOGLIN
Número
3712
Bairro
CENTRO
CEP
89155000
Telefone
(
47
)
33578412
Áreas de ensino
Educação infantil
Ensino fundamental
Ensino fundamental
Ensino médio
Ensino pré-escolar
Anos iniciais
Anos finais
Ensino médio
Sem informação
Em Atividade
Paralizada
Extinta
Paralizada
Sem informação
Em Atividade
Paralizada
Extinta
Em Atividade
Sem informação
Em Atividade
Paralizada
Extinta
Em Atividade
Sem informação
Em Atividade
Paralizada
Extinta
Em Atividade
Ensino Profissionalizante
Educação de Jovens e Adultos
Ensino especial
Ensino Profissionalizante
Ensino supletivo
Ensino especial
Sem informação
Em Atividade
Paralizada
Extinta
Sem informação
Sem informação
Em Atividade
Paralizada
Extinta
Sem informação
Sem informação
Em Atividade
Paralizada
Extinta
Sem informação
Educação especial
UE Exclusiva para Educação Especial
Ensino Regular com Classe Especial
UE Inclusiva com apoio de Sala de Recursos
Educação indígena
Educação Indígena
UE em Território Indígena
Língua Indígena
Total de turmas por curso
Pré-escolar
Anos iniciais
Anos finais
Ensino médio
EJA
Ensino profissionalizante
Projetos
Magistério
AEE
0
10
8
4
0
0
2
0
2
Total de turmas por etapa
Ensino fundamental
Ensino médio
1º ano
2º ano
3º ano
4º ano
5º ano
6º ano
7º ano
8º ano
9º ano
2
2
2
2
2
2
2
2
2
1º ano
2º ano
3º ano
4º ano
2
1
1
0
EJA - Ensino fundamental
EJA - Ensino Médio
1º ano
2º ano
3º ano
4º ano
5º ano
6º ano
7º ano
8º ano
9º ano
1º ano
2º ano
3º ano
AEE
Projetos
Magistério
AEE
2
1º ano
2º ano
3º ano
4º ano
0
0
1
0
1º ano
2º ano
3º ano
Ensino profissionalizante
1º ano
2º ano
3º ano
4º ano
Total de turmas por turno
Total
Matutino
Vespertino
Noturno
Integral
26
10
12
4
0
Total de servidores
Professor efetivo
Professor ACT
Administração escolar
Assistente técnico pedagógico
11
29
0
2
Orientador educacional
Supervisor escolar
Assistente de educação
Analista técnico em gestão educacional
1
0
1
0
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Nível
Licenciatura
Curso habilitado
Outro
Educação em Ciências
Instituição
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Outra
Início
1992
Conclusão
1995
Nível
Especialização
Curso habilitado
Outro
Gestão Escolar
Instituição
Outra
UDESC
Início
2001
Conclusão
2002
PLANO DE GESTÃO
TÍTULO
GESTÃO PARTICIPATIVA NA EEB LINDO SARDAGNA
INTRODUÇÃO
O Plano de Gestão Escolar da EEB Lindo Sardagna busca nortear um ensino de qualidade apresentando metas, ações e encaminhamentos a serem realizados no decorrer da caminhada.
A escola deve estar atenta ao aluno, sobretudo, “estimular a aquisição de conhecimento, a geração e a difusão do conhecimento vivo, integrado nos valores e expectativas da sociedade” (D’Ambrosio, 1996, p. 80), valorizar seus conhecimentos prévios, trabalhar a partir deles, estimular as potencialidades dando a possibilidade para este aluno superar suas expectativas e ir além no seu desenvolvimento e aprendizado. Estabelecer motivos para estimular a curiosidade de aprender, pois o discente possui muita informação, mas falta-lhe o conhecimento e cabe à escola transformar estas informações em conhecimento.
A escola como instituição coletiva, deve organizar-se para expressar o trabalho dos diversos segmentos que a compõem. A participação da comunidade escolar com intenção de melhorar a qualidade de ensino é fator preponderante para a autonomia pedagógica, administrativa e financeira. Por este motivo as decisões escolares devem ser tomadas coletivamente, procurando envolver todos os seus segmentos.
Toda instituição de educação precisa ter seu projeto pedagógico, imprimindo as direções que o orientam, um projeto que priorize a escuta de todos os envolvidos, em dar voz às crianças, que reflita a ação coletiva da comunidade escolar (crianças, professores, gestores, especialistas, vigias, secretárias, merendeiras, serventes, família, comunidade...), configurando-se sempre numa proposta flexível. (...) E, a partir dessas concepções, definir e construir no coletivo as metas e ações necessárias para a instituição que se pretende.
(Proposta Curricular de Santa Catarina – Estudos Temáticos, 2005, p. 63)
Entende-se que a função social da escola consiste em lutar em prol da escolaridade para a cidadania, para que cada educando, após mediação escolar, possa atingir níveis de consciência social, e com isso, possa conceber-se um sujeito histórico, com acesso à cultura e ao conhecimento científico; assim relata a Proposta Curricular a qual seguimos.
A escola necessita sempre ser um espaço educativo, e seu trabalho não pode ser pensado nem realizado na improvisação, deve focar sua função e a partir da sua realidade construir seu projeto pedagógico. O projeto pedagógico é o instrumento que possibilita à escola inovar sua prática pedagógica, na medida em que aponta caminhos para situações que precisam ser modificadas. Ao construí-lo coletivamente a escola afirma sua autonomia. A própria LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, delega aos sujeitos que compõem a comunidade escolar a tarefa da elaboração, implementação e constante avaliação do plano político pedagógico. É preciso fazer surgir dessa autonomia garantida por lei, uma escola construída, que assegure a participação de todos os segmentos na discussão do trabalho pedagógico de uma forma mais ampla. Quando uma escola é capaz de construir, implementar e avaliar o seu projeto pedagógico, ela propicia uma educação de qualidade e exerce sua autonomia pedagógica.
OBJETIVO GERAL
Promover na EEB Lindo Sardagna um ambiente de aprendizagem focado na formação humana integral, através de conteúdos e práticas que desenvolvam capacidades físicas, intelectuais e psicológicas, necessárias à autonomia do sujeito, capaz de desenvolver estratégias para solucionar conflitos, saber cooperar no meio social a fim de interagir na diversidade cultural e exercitar sua cidadania a partir da compreensão da realidade.
DIAGNÓSTICO DA ESCOLA
Dimensão socioeconômica
A EEB Lindo Sardagna é uma escola que conta com 482 alunos matriculados. Estes discentes são provenientes de diversas comunidades do município de Dona Emma. No período matutino o público atendido pela escola são filhos do entorno escolar em sua maioria, filhos de profissionais liberais, funcionários públicos e privados, empresários, comerciantes e agricultores locais. Este público possui famílias participativas e presentes na escola.
No período vespertino os alunos, em sua maioria, vem das comunidades do interior do município e muitos alunos que imigram para os pais trabalharem nas indústrias madeireiras. Há muita rotatividade de alunos neste turno e os que chegam ao decorrer do ano possuem grandes dificuldades de aprendizagem e apresentam problemas familiares e sociais agudos. Há famílias que se identificam menos com a escola e tornam-se pouco presentes na vida escolar dos filhos.
No período noturno muitos alunos vem para a escola desmotivados para estudar, pois trabalham durante o dia e estão cansados e dispersos à noite.
Nos últimos anos, a escola tem perdido muitos de seus alunos que após concluírem o 9º ano do Ensino Fundamental, ingressam no IFC, para curso profissionalizante de Ensino Médio, já que a escola não oferece tal modalidade.
Dimensão pedagógica
O Ensino Fundamental – séries iniciais oferece um ótimo atendimento às crianças, que estão, em sua grande maioria sendo alfabetizadas na idade certa. As professoras, todas pedagogas, não abandonam seus alunos com dificuldades de aprendizagens. As turmas não são numerosas. Este perfil refletiu o mais elevado índice na avaliação do IDEB 7,2, em 2015.
Essa situação acima relatada vem lentamente modificando-se devido a grande rotatividade de alunos, principalmente no período vespertino e que trazem consigo profundas defasagens de aprendizagem e problemas comportamentais.
Nas séries finais do Ensino Fundamental, as turmas são numerosas, a maioria com 30 alunos. Nesta etapa escolar aparecem dificuldades de atendimento, principalmente ligadas ao desinteresse, indisciplina e a rotatividade de alunos anteriormente citada.
No Ensino Médio a grande dificuldade reside na evasão e reprovação, principalmente na 1ª série. Isso se deve à inserção precoce do adolescente no mercado de trabalho que frequenta a escola cansado e desmotivado.
Os professores são em sua maioria habilitados na área que atuam ou estão em processo de formação. A escola orienta para que o planejamento anual e diário ocorra de acordo com a Proposta Curricular de Santa Catarina e Base Nacional Curricular Comum (BNCC).
A avaliação do processo ensino-aprendizagem ocorre de acordo com a legislação vigente. Os projetos coletivos são discutidos em grupo nas reuniões pedagógicas.
A relação entre docentes e discentes, em geral, é boa, prevalecendo o respeito às diferenças e opiniões. Problemas graves de indisciplina por parte dos estudantes devem ser resolvidos com auxílio da família e do Conselho Deliberativo.
A unidade de ensino norteia seu fazer pedagógico segundo a filosofia definida pela comunidade escolar:
Educar = Conhecimento + Respeito + Amor + Paz.
Nesta escola busca-se interpretar a educação de acordo com a Constituição Federal, no artigo 205, como “um direito de todos, dever do Estado e da Família”, a ser promovida com a colaboração de toda a comunidade escolar, inspirada nos princípios da democracia, liberdade e igualdade, nos ideais de solidariedade humana, bem-estar social e respeito à natureza.
A análise dos indicadores educacionais aponta para a necessidade de adoção de estratégias pedagógicas e administrativas que promovam melhorias no processo ensino-aprendizagem. A equipe pedagógica conclui que fatores como redução de professores efetivos, alta rotatividade de professores, falta de comprometimento com os estudos por parte dos educandos e de acompanhamento por parte dos pais, tem sido grandes contribuintes para a redução da qualidade de ensino.
Dimensão administrativa
A escola conta com diretora e assessores, orientadora educacional, assistente de educação e assistente técnico pedagógico para dar apoio ao trabalho docente e atendimento aos discentes. Todos são do quadro efetivo.
O corpo docente é formado por 34 professores exercendo o ofício, destes 6 atuam nas séries iniciais (3 efetivos) e 20 nas séries finais e Ensino Médio (6 efetivos). Na função de segundo professor atuam 5 professoras e 1 professora no atendimento do AEE.
Contratados pela APP há 3 agentes de serviços gerais para limpeza e manutenção da escola e no preparo da merenda a Empresa Nutriplus mantem 2 merendeiras.
A escola atende no período matutino Ensino Fundamental séries iniciais e finais; no período vespertino Ensino Fundamental séries iniciais e finais e uma turma de Ensino Médio; no período noturno três turmas de Ensino Médio. O horário de funcionamento é: 7h 30’ às 11h 30’; 13h às 17; 18h 25’ às 22h. Há sempre 5 aulas por turno por dia, com exceção da quarta-feira diurna, que possui 6 aulas devido à disciplina de Ensino Religioso.
A escola segue o calendário definido pela SED, que juntamente com o corpo docente e o município o adapta de acordo com as necessidades da comunidade escolar.
Ao ingressar na escola, tanto alunos como professores, devem entregar seus documentos na secretaria para que seja efetivada a matrícula ou contratação, no caso do professor. Após recebimento dos documentos, os dados são inseridos no SISGESC – Sistema de Gestão Educacional de Santa Catarina. Os documentos físicos são arquivados na secretaria em pastas individuais. As prestações de contas também são arquivadas na secretaria.
Os órgãos colegiados que compõem a escola atualmente são: Associação de Pais e Professores, Conselho Deliberativo Escolar (CDE) e Banda Dragões Azuis; estes órgão são bastante atuantes. Necessita retomar o Grêmio Estudantil e o NEPRE.
Dimensão financeira
A escola recebe recursos anuais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) através do Programa Dinheiro Direto na ESCOLA (PDDE), do Governo Federal; seu destino é sempre discutido com a comunidade escolar. Do Governo Estadual recebe a subvenção social, destinada ao pagamento dos serventes e o Cartão de Pagamentos do Estado de Santa Catarina (CEPESC), um recurso para comprar de materiais e serviços essenciais ao funcionamento escolar,
A APP é uma entidade muito atuante na escola e promove eventos e rifas para angariar fundos e realizar ações que beneficiem a comunidade escolar.
Dimensão física
O terreno que abriga essa unidade escolar é 12000 m², apresenta uma área construída de aproximadamente 2400 m², subdividida em 9 salas de aula, refeitório, cozinha, despensa, almoxarifado, sanitários masculino, feminino e para cadeirantes, sala de professores, secretaria, direção e sala do AEE, ginásio de esportes, um centro de múltiplo uso transformado em biblioteca, consultório odontológico e 1 sala de aula improvisada.
Este espaço físico construído é insuficiente para a demanda e encontra-se em mau estado de conservação, apesar dos esforços da comunidade escolar em sua manutenção. Após anos de apelo da comunidade escolar, houve reforma parcial e ampliação em 2018, uma conquista importante, com a construção de um pátio coberto e troca do telhado de uma ala da escola.
A escola necessita urgentemente ainda a construção de pelo menos 3 salas de aula, pois tem turmas em espaço improvisado, precisa de um laboratório de informática, que foi desativado por falta de espaço físico e equipamentos, uma biblioteca, um auditório, construir cercado, consertar portão de acesso e reformar os sanitários, trocar outra ala dos telhados, adequar a energia para funcionamento dos ar condicionados e efetuar a troca das janelas, que possuem estrutura de ferro e estão enferrujadas.
Com relação às condições de trabalho, precisa manter o ambiente limpo, organizado e funcional, realizando manutenções e reparos conforme necessários.
Outras considerações
METAS E AÇÕES
Meta
Garantir o acesso e permanência com sucesso do educando na escola.
Dimensão
Dimensão pedagógica
Ação
Planejar de acordo com níveis e área de conhecimento.
Desenvolver trabalho de acompanhamento das turmas e professores, avaliando resultados periodicamente.
Dar suporte ao trabalho pedagógico, oferecendo aulas de recuperação de aprendizagem, quando forem detectadas situações graves.
Promover ações sociais, culturais, desportivas e educativas diferenciadas que tornem o ambiente escolar mais atrativo (ações citadas em outras metas).
Instigar formação continuada e constante processo de estudo dos professores.
Objetivos específicos
Garantir o acesso e permanência do educando na escola.
Diminuir repetência e evasão escolar.
Desenvolver trabalho conjunto com os diversos segmentos tendo em vista a melhoria da qualidade de ensino.
Tornar o ambiente escolar em um local que o aluno queira estar.
Apoiar o trabalho pedagógico do professor.
Início
02/01/2020
Fim
31/12/2023
Público alvo
Alunos e comunidade escolar.
Recurso
Recursos humanos, planejamento e capacitação.
Responsáveis pela ação
Equipe gestora e professores, comunidade escolar.
Meta
Revisar coletivamente o PPP e implementá-lo, para tanto, gerir a escola por meio de decisões colegiadas, baseadas nos princípios da administração pública: legalidade, impessoalidade, transparência, moralidade, publicidade e eficiência.
Dimensão
Dimensão administrativa
Ação
Organizar com a participação dos professores e equipe pedagógica estratégias e combinados referente á prática docente e funcionalidade da escola.
Organizar o ambiente escolar junto com a comunidade, disposto em direitos e deveres de cada integrante escolar.
Objetivos específicos
Desenvolver a mesma linguagem entre direção, equipe pedagógica e professores quanto a questões escolares.
Evitar atrito devido a falta de diretrizes do trabalho pedagógico.
Construir coletivamente as normas da escola e da sala de aula, ouvindo todos os entes.
Início
02/01/2020
Fim
31/12/2023
Público alvo
Equipe gestora, alunos e professores.
Recurso
PPP, reuniões, materiais de apoio.
Responsáveis pela ação
Equipe gestora e professores, alunos e comunidade escolar.
Meta
Melhorar os índices de indicadores escolares como IDEB, Prova Brasil, SAEB, ANA, ENEM e olimpíadas nacionais.
Dimensão
Dimensão pedagógica
Ação
Acompanhar o planejamento e a prática docente.
Aplicar simulados das provas de português e matemática no Ensino Fundamental.
Aplicar simulados de vestibulares, concursos, ENEM, Prova Brasil e olimpíadas.
Corrigir os simulados com os alunos explicando as dúvidas.
Realizar trabalho de reforço com grupos menores e /ou individuais.
Promover palestras de assuntos relevantes.
Utilizar o resultado dos indicadores para avaliar a prática pedagógica da escola.
Criar um mecanismo de avaliação institucional junto com a comunidade escolar.
Incentivar a leitura.
Reconhecer, valorizar e Premiar alunos destaque.
Objetivos específicos
Voltar a melhorar os índices dos indicadores escolares.
Instigar um melhor desempenho do aluno.
Ofertar ensino de qualidade à população donemense.
Início
02/01/2020
Fim
31/12/2023
Público alvo
Alunos e comunidade escolar
Recurso
Materiais pedagógicos, provas, simulados, cursos, palestras, premiações de incentivo.
Responsáveis pela ação
Equipe gestora e professores.
Meta
Apoiar o trabalho pedagógico, através de orientação e assessoramento quanto aos procedimentos institucionais aos envolvidos no processo ensino-aprendizagem.
Dimensão
Dimensão pedagógica
Ação
Professores e equipe pedagógica desenvolvem planos estratégicos para melhorar o rendimento dos alunos com dificuldade de aprendizagem.
Professores e equipe gestora desenvolvem planos estratégicos para minimizar problemas de indisciplina na sala de aula e manter um ambiente agradável.
Mediar conflitos por meio de conversas, ouvindo todos os envolvidos e buscar solução para resolvê-los.
Proporcionar um conselho de classe mais abrangente, onde a equipe docente consiga visualizar e acompanhar o desempenho global de cada aluno.
Compartilhar práticas bem-sucedidas que possam ser replicadas, porque muitas vezes os bons resultados na aprendizagem aparecem após mudanças de estratégias de ensino.
Melhorar as condições de trabalho do professor oferecendo suporte por meio de materiais necessários à sua prática.
Incentivar e proporcionar a formação continuada dos docentes.
Objetivos específicos
Proporcionar um ambiente de trabalho acolhedor, onde o professor se sinta motivado e inserido, pois o professor é agente poderoso de mudança social.
Acompanhar constantemente o desempenho do aluno, para que se possa efetuar as modificações necessárias.
Desenvolver junto aos professores planejamentos estratégicos par recuperação de estudos, evitando desta forma, que o aluno chegue ao fim do trimestre com defasagem de aprendizagem.
Oferecer aulas de reforço escolar.
Acompanhar o trabalho docente para que os mesmos possam oferecer aulas de qualidade, minimizando dificuldades geradas pela indisciplina.
Início
02/01/2020
Fim
31/12/2023
Público alvo
Professores e alunos.
Recurso
Kit multimídia, leitura de textos e artigos que abordem estas temáticas.
Responsáveis pela ação
Equipe gestora e professores.
Meta
Fomentar a qualidade da educação nas séries iniciais por meio de um ambiente acolhedor e alfabetizador para os alunos, incentivando a participação dos pais nesta etapa da vida escolar em busca de um aprendizado adequado.
Dimensão
Dimensão pedagógica
Ação
Promover ações pedagógicas voltadas às crianças.
Promover eventos lúdicos com as séries iniciais.
Ampliar e cercar o parque para uso prioritário das crianças.
Preparar as crianças do 5º ano para a dinâmica do 6º ano.
Dar suporte para as professoras com aulas de reforço, tomadas de leitura individual, e outras atividades que facilitem a tarefa de alfabetização.
Encaminhar as crianças, junto com a família, para atendimentos especializados quando forem detectadas situações que prejudiquem o desenvolvimento e a aprendizagem, como psicólogo, fonoaudiólogo, neuro pediatra, dentre outros. (Essa situação também será realizada para todos os alunos, tanto das séries finais como Ensino Médio).
Objetivos específicos
Proporcionar um ambiente adequado às crianças.
Priorizar o atendimento infantil.
Alfabetizar na idade certa - preferencialmente no 1º ano.
Mediar a passagem das séries iniciais às séries finais, para diminuir o impacto causado na mudança de fase.
Apoiar o trabalho docente.
Início
02/01/2020
Fim
31/12/2023
Público alvo
Alunos das séries iniciais e 6º ano das série finais.
Recurso
Diversos recursos pedagógicos, lúdicos e financeiros para a realização desta ação.
Responsáveis pela ação
Equipe gestora e professores, comunidade escolar.
Meta
Revitalizar a biblioteca e instigar a prática da leitura literária e produção textual, através do seu uso.
Dimensão
Dimensão pedagógica
Ação
Levar a biblioteca para um local mais adequado (caso não ocorra a construção por parte da SED deste local), adquirir um contêiner para este fim. É imprescindível que o ambiente da biblioteca seja agradável, limpo e acolhedor.
Criar o hábito da leitura transformando a escola num local de estímulo ao conhecimento e aprendizagem, tornando os professores, alunos e comunidade cidadãos críticos e atuantes na sociedade.
Organizar apresentações em murais, vídeos, teatros e redes sociais, repassando aos colegas os benefícios da leitura.
Organizar eventos literários promovendo a socialização de livros entre alunos.
Desenvolver gincanas de "Soletrando" para melhora da ortografia.
Criar momentos de leitura e contação de histórias no ambiente escolar.
Objetivos específicos
Organizar a biblioteca em espaço adequado.
Melhorar o acervo.
Estimular professores e demais funcionários a criar o hábito de ler, para que valorizem essa atividade e sirva de modelo para os alunos.
Formar mediadores de leitura (professores, funcionários, alunos e voluntários da comunidade).
Planejar e organizar ações pontuais e permanentes que promovam a leitura.
Possibilitar os alunos a compartilhar saberes, tornando-os críticos e criativos.
Melhorar a aprendizagem dos alunos em consequência do hábito da leitura.
Enriquecer o vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação.
Início
02/01/2020
Fim
31/12/2023
Público alvo
Professores, alunos e comunidade escolar.
Recurso
Espaço físico adequado, livros, revistas, jornais, multimídia e demais materiais de apoio.
Responsáveis pela ação
Equipe gestora e professores, comunidade escolar.
Meta
Promover a inclusão do portador de deficiência, dando os devidos encaminhamentos para assegurar seus direitos.
Dimensão
Dimensão pedagógica
Ação
Detectar alunos com situações que necessitam de intervenção especializada.
Respeitar o espaço individual de cada aluno e professor.
Respeitar o espaço coletivo.
Manter parceria com a Secretaria da Saúde, Ação Social, CRAS, Conselho Tutelar para auxiliar na inclusão
Disponibilizar o banheiro para cadeirantes.
Melhorar as rampas de acesso.
Apoiar o trabalho do segundo professor e do AEE.
Instigar o processo de formação continuada para os profissionais da área inclusiva.
Realizar os procedimentos necessários junto Fundação Cultural de Educação Especial e SED para garantir os direitos dos portadores de deficiência.
Priorizar atendimento de qualidade para o portador de necessidades especiais.
Objetivos específicos
Promover a inclusão do portador de deficiência, bem como respeitar as diferenças.
Buscar parcerias com as famílias, a comunidade escolar e a Prefeitura Municipal.
Início
02/01/2020
Fim
31/12/2023
Público alvo
Alunos e comunidade escolar
Recurso
Consultas especializadas, encaminhamentos junto aos órgãos competentes, palestras, capacitações, estudos.
Responsáveis pela ação
Equipe gestora e professores.
Meta
Promover projetos sustentáveis, culturais, desportivos e aulas passeio.
Dimensão
Dimensão pedagógica
Ação
Criar uma composteira para dar destino correto às cascas e sobras da merenda escolar.
Arborizar o pátio com árvores frutíferas.
Desenvolver horta escolar.
Manter coleta de recicláveis e óleo usado.
Ofertar campeonatos esportivos durante o ano letivo em diversas modalidades.
Apoiar treinos de modalidades desportivas no contra turno escolar.
Buscar parcerias para doação de recursos.
Promover eventos culturais.
Ofertar o evento Dia da Integração - para socializar o início do ano letivo.
Objetivos específicos
Tornar a escola um espaço sustentável.
Apoiar os professores a oferecerem aulas passeio aos alunos, como modalidade pedagógica.
Planejar e coordenar propostas para que os alunos tenham mais opções de lazer e oportunidades de interação fora da sala de aula.
Incentivar o FETAE - Festival de Talentos Estudantil, bem como ofertar outras modalidades culturais.
Início
02/01/2020
Fim
31/12/2023
Público alvo
Equipe gestora, professores, alunos e comunidade escolar.
Recurso
Recursos humanos da escola e demais comunidade escolar e financeiros da APP.
Responsáveis pela ação
APP, professores, equipe gestora, Grêmio Estudantil e demais alunos e comunidade escolar.
Meta
Incentivar os alunos do 3º ano do Ensino Médio a participar do ENEM, bem como buscar novas perspectivas de vida, através de uma formação qualificada.
Dimensão
Dimensão pedagógica
Ação
Aplicar simulados de concursos, vestibulares, ENEM, prova Brasil, dentre outros.
Acompanhar a prática docente para minimizar conflitos de indisciplina.
Oportunizar atividades de reforço escolar quando de interesse do discente.
Incentivar a leitura.
Objetivos específicos
Preparar o aluno para tornar-se um cidadão digno, com atitudes responsáveis, que aprenda a gerenciar sua vida financeira e afetiva.
Preparar o aluno para ingressar na faculdade.
Instigar um melhor desempenho do aluno.
Diagnosticar as dificuldades dos alunos e buscar alternativas para solucioná-las.
Apoiar e incentivar o trabalho docente.
Início
02/01/2020
Fim
31/12/2023
Público alvo
Alunos do Ensino Médio
Recurso
Materiais de apoio pedagógico, provas, simulados, cursos, palestras, premiações de incentivo, jogos, vídeos.
Responsáveis pela ação
Equipe gestora e professores.
Meta
Buscar recursos financeiros para obras de ampliação, reforma e adequação do espaço físico escolar, principalmente no que diz respeito a salas de aula e adequação de sanitários.
Dimensão
Dimensão física
Ação
Elaboração de projetos para captação de recursos financeiros junto à SED para reforma e ampliação do espaço físico escolar: CONSTRUÇÃO de três salas de aula; construção de uma biblioteca e laboratório de informática; troca do telhado de uma ala da escola; revitalização dos sanitários; troca das janelas e adequação da energia para suportarem o funcionamento dos ar condicionados no período do verão; reforma do portão e cercado.
Desenvolvimento de parcerias entre professores, alunos E APP, buscando a manutenção e organização do espaço escolar, principalmente da sala de aula, que é o ambiente mais privilegiado para assegurar a aprendizagem dos alunos.
Objetivos específicos
Ampliar o espaço físico.
Tornar os sanitários um ambiente adequado.
Tornar a escola um espaço mais aconchegante, limpo e organizado.
Início
02/01/2020
Fim
31/12/2023
Público alvo
Alunos, professores, funcionários e comunidade escolar.
Recurso
Recursos financeiros
Responsáveis pela ação
Equipe gestora, SED, APP e comunidade escolar.
Meta
Criar um espaço de convivência para que discentes desfrutem de um ambiente adequado para descanso, jogos e lazer (parque, quadra de areia, mesas de jogos).
Dimensão
Dimensão física
Ação
Ofertar mesas de jogos, como tênis de mesa e pebolim, por exemplo.
Cercar quadra de areia e parque e revitalizá-los.
Colocar os postes para ofertar o jogo de espirobol.
Arborizar o entorno do parque e da quadra de areia.
Arrecadar recursos para a aquisição dos materiais necessários.
Organizar um espaço para alunos sentarem e conversarem.
Objetivos específicos
Melhorar os espaços coletivos.
Ofertar um local adequado para a convivência coletiva de alunos e professores.
Contemplar o brincar, a cooperação e a interação.
Oferecer uma segunda opção para aulas de Educação Física, quando o ginásio está sendo utilizado.
Envolver a equipe docente, APP, Grêmio Estudantil e Conselho Deliberativo no planejamento e melhoria do uso dos espaços.
Planejar e coordenar propostas para que os alunos tenham mais opções de lazer e oportunidades de interação fora da sala de aula.
Participar das atividades e da melhoria dos espaços coletivos, sugerindo atividades, brincadeiras jogos, e contribuindo para a monitoria e manutenção desses espaços.
Início
02/01/2020
Fim
31/12/2023
Público alvo
Alunos, professores e funcionários
Recurso
Recursos financeiros e mudas de árvores nativas.
Responsáveis pela ação
Equipe gestora e professores, alunos, APP e comunidade escolar.
Meta
Buscar e ofertar palestras motivacionais e formação continuada para os profissionais envolvidos na educação.
Dimensão
Dimensão pedagógica
Ação
Identificar as necessidades dos professores e, com eles, encontrar soluções que priorizem um trabalho educacional de qualidade.
Ouvir as demandas das necessidades pedagógicas dos professores e dar os encaminhamento necessários.
Ter percepção e sensibilidade para identificar as necessidades dos alunos e professores.
Promover palestras, eventos sociais e culturais para professores.
Promover encontros periódicos de planejamento entre docentes e segundos professores, promover leitura, estudo de livros, artigos, legislação com temas relevantes à prática pedagógica.
Instigar a participação de professores em cursos de formação.
Trabalhar junto com equipe pedagógica e professor, estar presente no cotidiano escolar e saber o que acontece no dia-a-dia da sala de aula.
Objetivos específicos
Criar clima de harmonia e confiança entre professores e equipe gestora.
Criar um vínculo afetivo entre professor e aluno.
Estar atento ao contexto que se apresenta, valorizando os profissionais da equipe escolar e acompanhando resultados.
Valorizar o trabalho de cada professor que faz parte da equipe escolar.
Melhorar o desempenho do aluno no processo ensino-aprendizagem.
Início
02/01/2020
Fim
31/12/2023
Público alvo
Professores, alunos e comunidade escolar.
Recurso
Palestras, cursos, leituras, kit multimídia, reuniões.
Responsáveis pela ação
Equipe gestora e professores.
Meta
Desenvolver atividades e ou eventos que promovam a integração e a socialização entre educandos.
Dimensão
Dimensão pedagógica
Ação
Promover o evento da Integração em março - com atividades de socialização, como gincanas, torta na cara, caça ao tesouro para promover a integração dos alunos de cada turno.
Promover um campeonato esportivo por semestre, a escolha dos alunos.
Realizar festa junina interna com diversas apresentações e brincadeiras.
Promover evento para o dia do estudante (GreenRace, cinema, piscina, ou algo semelhante).
Promover um evento de fim de ano (a combinar com os alunos).
Discutir com a equipe de professores e comunidade escolar outras ações possíveis.
Objetivos específicos
Integrar os alunos.
Promover um ambiente agradável ao aluno e criar um clima de confiança e harmonia.
Realizar atividades saudáveis de acordo com as idades dos discentes.
Organizar atividades planejadas.
Início
01/01/2020
Fim
31/12/2023
Público alvo
Alunos e professores
Recurso
Planejamentos, reuniões e demais recursos necessários.
Responsáveis pela ação
APP, professores, equipe gestora, Grêmio Estudantil e demais alunos e comunidade escolar.
Meta
Promover atividades e ou eventos buscando a integração e a socialização entre escola e comunidade.
Dimensão
Dimensão pedagógica
Ação
Promover palestras com temas relevantes à sociedade.
Promover gincanas sociais que envolvam a participação dos pais.
Envolver os pais para que participem do Dia da Família na escola, na Festa Junina, no 7 de Setembro, no FETAE (Festival de Talentos Escolares) e ou outros eventos promovidos pela escola.
Chamar os pais para prestigiar bons resultados de seu(sua) filho(a); minimizar o vício de que os pais são chamados somente para solucionar problemas.
Utilizar redes sociais para interagir com as famílias e divulgar as ações escolares.
Convidar os pais para que participem do cotidiano escolar.
Objetivos específicos
Estreitar os laços entre escola e comunidade.
Criar um clima de confiança entre os entes escolares.
Conscientizar as famílias sobre a importância do acompanhamento na vida escolar dos filhos.
Melhorar o rendimento dos discentes.
Proporcionar comunicação constante com a família.
Desenvolver a confiança dos pais e alunos nos profissionais da escola através de vínculos de amizade.
Início
02/01/2020
Fim
31/12/2023
Público alvo
Equipe gestora, professores, alunos e comunidade escolar.
Recurso
Diversos recursos para palestras, gincanas e demais eventos.
Responsáveis pela ação
Equipe gestora e professores, alunos e comunidade escolar.
Meta
Praticar e manter uma relação social-democrática com os alunos, pais e comunidade em geral e incentivar a participação nas entidades democráticas escolares.
Dimensão
Dimensão administrativa
Ação
Atender a todos com respeito e cordialidade sem distinção.
Respeitar a autonomia e opinião das famílias em suas diversidades.
Manter contato contínuo com as famílias.
Discutir as ações da escola coletivamente.
Colocar-se à disposição da APP e facilitar seu trabalho com participação ativa nas discussões, suporte total nos eventos e respeito a autonomia deste ente democrático.
Efetuar os gastos dos recursos recebidos pela escola, baseados em decisões colegiadas, com economia e transparência.
Reorganizar Grêmio Estudantil e NEPRE.
Manter reuniões periódicas com o Conselho Deliberativo Escolar, para que este Conselho participe efetivamente nas questões administrativas e pedagógicas da escola.
Objetivos específicos
Manter tratamento cordial com todos os entes escolares.
Proporcionar ambiente harmonioso na escola, baseado em conversas e acordos coletivos.
Respeitar as diferenças.
Gerir com responsabilidade, ética, transparência e democraticamente os recursos financeiros da escola.
Início
02/01/2020
Fim
31/12/2023
Público alvo
Professores, alunos e comunidade escolar.
Recurso
Reuniões, visitas, conversas, estudos.
Responsáveis pela ação
Equipe gestora e professores, alunos e comunidade escolar.
Meta
Ofertar computadores com acesso à internet e impressora para uso dos discentes.
Dimensão
Dimensão administrativa
Ação
Disponibilizar computadores com acesso à internet e impressora para realização e impressão de pesquisas, tendo em vista que o fechamento do Laboratório de Informática criou uma dificuldade para a organização dos alunos, que em sua maioria, não possuem este recurso disponível em casa.
Objetivos específicos
Melhorar o desempenho escolar.
Colocar a escola a serviço do aluno.
Início
02/01/2020
Fim
31/12/2023
Público alvo
Alunos
Recurso
Computadores, internet, impressora, folhas.
Responsáveis pela ação
Equipe gestora e professores.
Meta
Reorganizar e motivar o Grêmio Estudantil para que o mesmo seja participativo.
Dimensão
Dimensão administrativa
Ação
Organizar um Grêmio Estudantil democrático na escola.
Eleger um professor para coordenar o Grêmio estudantil.
Contribuir para aumentar a participação dos alunos nas atividades da escola, bem como campeonatos, palestras, projetos e discussões, contribuindo para que alunos tenha voz ativa e participem - junto com pais e funcionários, professores e equipe gestora - da programação e da construção de regras dentro da escola.
Organizar movimentos para discussões de assuntos de interesse da escola e da comunidade escolar.
Integrar alunos e a comunidade escolar com a promoção de eventos culturais, como projeção de filmes, peças teatrais, gincanas, festivais de dança, de música, etc.
Organizar jornal e rádio da escola.
Promover campeonatos esportivos nas diversas modalidades.
Objetivos específicos
Conscientizar os alunos da importância de participar de agremiações.
Criar um clima de confiança e parceria.
Beneficiar a comunidade escolar.
Início
02/01/2020
Fim
31/12/2023
Público alvo
Comunidade escolar
Recurso
Reuniões, palestras e planejamento.
Responsáveis pela ação
Equipe gestora e professores, alunos e comunidade escolar.
Meta
Revitalizar instrumentos e uniformidade e apoiar a Banda Dragões Azuis.
Dimensão
Dimensão pedagógica
Ação
Manter os instrumentos com recursos financeiros.
Organizar eventos para arrecadar recursos para aquisição de uniformes dentro do prazo um ano.
Organizar eventos para arrecadar recursos para aquisição de novos instrumentos no prazo de outro ano.
Buscar, junto com o maestro, novas modalidades de apresentações.
Participar ativamente dos ensaios do grupo.
Discutir coletivamente com os integrantes da Banda e seus familiares as inovações pretendidas.
Objetivos específicos
Motivar professor e alunos que participam da Banda.
Buscar alternativas financeiras para aquisição dos materiais necessários.
Incentivar apresentações e participações em concursos e ou festivais.
Manter parceria com a Prefeitura Municipal.
Criar um clima de confiança entre escola e banda.
Início
02/01/2020
Fim
31/12/2023
Público alvo
Alunos e comunidade escolar.
Recurso
Recursos financeiros, capacitações.
Responsáveis pela ação
Equipe gestora e professores, APP, Prefeitura Municipal.
Meta
Implementar o Projeto Cooperjovem em parceria com a CRAVIL e SESCOOP/SC.
Dimensão
Dimensão pedagógica
Ação
Pleitear junto à CRAVIL a inclusão da escola no Programa Cooperjovem.
Escolher um professor para ser o articulador do Programa na escola.
Capacitar os professores para implementação do Programa na escola.
Realizar as ações junto aos discentes de acordo com as diretrizes do Programa Cooperjovem.
Objetivos específicos
Buscar o Projeto Cooperjovem, em parceria com a CRAVIL e SESCOOP para a escola.
Incentivar as relações cooperativistas, procurando diminuir atitudes competitivas.
Promover a integração entre alunos - alunos e alunos - professores.
Melhorar as relações escolares.
Início
02/01/2020
Fim
31/12/2023
Público alvo
Equipe gestora, professores e alunos.
Recurso
Palestras, estudos e demais materiais necessários.
Responsáveis pela ação
Equipe gestora, professores, SESCOOP e CRAVIL.
AVALIAÇÃO DO PLANO
A avaliação do plano é entendida como um processo contínuo, apontando ações a serem mantidas e outras ajustadas conforme o desenvolvimento do processo.
A responsabilidade por essa avaliação será de toda equipe pedagógica, docentes, discentes, Conselho Deliberativo e demais pais dos discentes. Tomar-se-á por base também as avaliações externa, tais como IDEB, Prova Brasil, resultado dos discentes no ENEM e a avaliação institucional agora organizada pela SED.
A meta maior é a melhoria da qualidade do ensino, seguida da participação da comunidade escolar. Trabalhar junto para que todos aprendam e também ensinem.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A prioridade é a educação, acreditamos que só a partir dela, podemos transformar e criar uma sociedade mais justa, mais ética, com pluralidade de ideias, liberdade e uma e assim ofertar uma educação emancipatória.
O grande desafio e meta maior para todos nós, educadores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem é tornar o acesso e a permanência a todas as crianças e jovens que puderem ser alcançados na abrangência da nossa escola, bem como tornar agradável e com aproveitamento máximo e tempo que eles conosco passarem.
A gestão democrática na escola busca constituir-se em um espaço onde os segmentos escolares possam contribuir com ideias, reflexões sobre os princípios educativos emancipadores, expressos na liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. Assim, as propostas deste plano de gestão desenvolvem-se a partindo de um pressuposto fundamental: igualdade de condições entre os educandos para que possam desenvolver suas habilidades e competências com segurança, autonomia e cooperação. De acordo com a Proposta Curricular de Santa Catarina: Estudos Temáticos, p. 148, “a escola pública é entendida como principal espaço de acesso aos processos educativos e formativos disponível para o cidadão.”
Para tanto precisa-se buscar soluções para vários problemas existentes em nossa escola: evasão escolar, melhoria na qualidade da aprendizagem, estruturas físicas inadequadas, com falta de salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, sanitários inadequados. Sabemos que para isso, quando todos os entes estiverem sentindo-se, de fato e na prática, parte de um processo de construção de identidade e cidadania que valorize o ser humano como um todo.
Estaremos preocupados em enriquecer ainda mais a gestão pedagógica da escola e fortalecer a ideia de desenvolver uma prática educativa visando a formação integral dos educandos em seus aspectos, físico, intelectual e emocional. Para tanto contaremos com uma equipe pedagógica colaborativa, presente e atuante no processo. A palavra para um bom plano de gestão é “confiança” e trabalhar sempre dentro das possibilidades e com o que precisamos modificar.
REFERÊNCIAS
D’AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas: papiros, 1996.
DALBEN, A.F. Trabalho escolar e Conselho de Classe, Papirus editora, 1996.
MARÇAL, J.C. Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico na escola? Módulo III, Brasília: CONSED, 2001.
SANTA CATARINA, Secretaria de Estado de Educação, Ciência e Tecnologia. Proposta Curricular de Santa Catarina: Estudos temáticos. Florianópolis: IOESC, 2005.
SETÚBAL, M.A.(Org.). Raízes e asas. São Paulo: Centro de Pesquisas para a Educação e Cultura, 1994.
Constituição Federal.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
OBSERVAÇÃO
O Plano de Gestão Escolar apresentado, está em consonância com a Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina, com os princípios da gestão democrática e participativa e com a legislação vigente. Respeita a igualdade de direitos e os princípios da diversidade.
O diagnóstico evidencia pontos de atenção que, em sua maioria, apresenta metas e ações que procuram avançar e dar respostas aos fatores evidenciados.
Esta Comissão, indica pelo monitoramento, revisão, atualização e reavaliação constante do Plano com a participação da comunidade escolar, embasado no diagnóstico atualizado e nos indicadores que a escola produz, visando a melhoria da qualidade do ensino com aprendizagem.
Sendo assim, este Plano está homologado para participar das demais etapas do processo de escolha.
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