PGE ELIANE LINDNER

 
Plano de gestão escolar
  DADOS DA ESCOLA
Nome da escolaEEB LINDO SARDAGNAUnidade     28100
RegionalIBIRAMA
MunicípioDONA EMMA
EndereçoRUA ALBERTO KOGLINNúmero3712
BairroCENTROCEP89155000
Telefone(4733578412
Áreas de ensino
Educação infantilEnsino fundamentalEnsino fundamentalEnsino médio
Ensino pré-escolarAnos iniciaisAnos finaisEnsino médio
ParalizadaEm AtividadeEm AtividadeEm Atividade
Ensino ProfissionalizanteEducação de Jovens e AdultosEnsino especial
Ensino ProfissionalizanteEnsino supletivoEnsino especial
Sem informaçãoSem informaçãoSem informação
Educação especial
UE Exclusiva para Educação EspecialEnsino Regular com Classe Especial
UE Inclusiva com apoio de Sala de Recursos
Educação indígena
Educação IndígenaUE em Território Indígena
Língua Indígena
Total de turmas por curso
Pré-escolarAnos iniciaisAnos finaisEnsino médioEJAEnsino profissionalizanteProjetosMagistérioAEE
0108400202
Total de turmas por etapa
Ensino fundamentalEnsino médio
1º ano2º ano3º ano4º ano5º ano6º ano7º ano8º ano9º ano
222222222
1º ano2º ano3º ano4º ano
2110
EJA - Ensino fundamentalEJA - Ensino Médio
1º ano2º ano3º ano4º ano5º ano6º ano7º ano8º ano9º ano
1º ano2º ano3º ano
AEEProjetosMagistério
AEE
2
1º ano2º ano3º ano4º ano
0010
1º ano2º ano3º ano
Ensino profissionalizante
1º ano2º ano3º ano4º ano
                                                                                                  
Total de turmas por turno
TotalMatutinoVespertinoNoturnoIntegral
26101240
                                                                                            
Total de servidores
Professor efetivoProfessor ACTAdministração escolarAssistente técnico pedagógico
112902
                                                                                       
Orientador educacionalSupervisor escolarAssistente de educaçãoAnalista técnico em gestão educacional
1010

                                                                                     
 FORMAÇÃO ACADÊMICA
NívelLicenciatura
Curso habilitado
OutroEducação em Ciências
InstituiçãoUNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Outra
Início1992
Conclusão1995
NívelEspecialização
Curso habilitado
OutroGestão Escolar
Instituição
OutraUDESC
Início2001
Conclusão2002


PLANO DE GESTÃO
  TÍTULO
GESTÃO PARTICIPATIVA NA EEB LINDO SARDAGNA
  INTRODUÇÃO
O Plano de Gestão Escolar da EEB Lindo Sardagna busca nortear um ensino de qualidade apresentando metas, ações e encaminhamentos a serem realizados no decorrer da caminhada.
A escola deve estar atenta ao aluno, sobretudo, “estimular a aquisição de conhecimento, a geração e a difusão do conhecimento vivo, integrado nos valores e expectativas da sociedade” (D’Ambrosio, 1996, p. 80), valorizar seus conhecimentos prévios, trabalhar a partir deles, estimular as potencialidades dando a possibilidade para este aluno superar suas expectativas e ir além no seu desenvolvimento e aprendizado. Estabelecer motivos para estimular a curiosidade de aprender, pois o discente possui muita informação, mas falta-lhe o conhecimento e cabe à escola transformar estas informações em conhecimento.
A escola como instituição coletiva, deve organizar-se para expressar o trabalho dos diversos segmentos que a compõem. A participação da comunidade escolar com intenção de melhorar a qualidade de ensino é fator preponderante para a autonomia pedagógica, administrativa e financeira. Por este motivo as decisões escolares devem ser tomadas coletivamente, procurando envolver todos os seus segmentos.
Toda instituição de educação precisa ter seu projeto pedagógico, imprimindo as direções que o orientam, um projeto que priorize a escuta de todos os envolvidos, em dar voz às crianças, que reflita a ação coletiva da comunidade escolar (crianças, professores, gestores, especialistas, vigias, secretárias, merendeiras, serventes, família, comunidade...), configurando-se sempre numa proposta flexível. (...) E, a partir dessas concepções, definir e construir no coletivo as metas e ações necessárias para a instituição que se pretende.
(Proposta Curricular de Santa Catarina – Estudos Temáticos, 2005, p. 63)
Entende-se que a função social da escola consiste em lutar em prol da escolaridade para a cidadania, para que cada educando, após mediação escolar, possa atingir níveis de consciência social, e com isso, possa conceber-se um sujeito histórico, com acesso à cultura e ao conhecimento científico; assim relata a Proposta Curricular a qual seguimos.
A escola necessita sempre ser um espaço educativo, e seu trabalho não pode ser pensado nem realizado na improvisação, deve focar sua função e a partir da sua realidade construir seu projeto pedagógico. O projeto pedagógico é o instrumento que possibilita à escola inovar sua prática pedagógica, na medida em que aponta caminhos para situações que precisam ser modificadas. Ao construí-lo coletivamente a escola afirma sua autonomia. A própria LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, delega aos sujeitos que compõem a comunidade escolar a tarefa da elaboração, implementação e constante avaliação do plano político pedagógico. É preciso fazer surgir dessa autonomia garantida por lei, uma escola construída, que assegure a participação de todos os segmentos na discussão do trabalho pedagógico de uma forma mais ampla. Quando uma escola é capaz de construir, implementar e avaliar o seu projeto pedagógico, ela propicia uma educação de qualidade e exerce sua autonomia pedagógica.
  OBJETIVO GERAL
Promover na EEB Lindo Sardagna um ambiente de aprendizagem focado na formação humana integral, através de conteúdos e práticas que desenvolvam capacidades físicas, intelectuais e psicológicas, necessárias à autonomia do sujeito, capaz de desenvolver estratégias para solucionar conflitos, saber cooperar no meio social a fim de interagir na diversidade cultural e exercitar sua cidadania a partir da compreensão da realidade.
 DIAGNÓSTICO DA ESCOLA
Dimensão socioeconômicaA EEB Lindo Sardagna é uma escola que conta com 482 alunos matriculados. Estes discentes são provenientes de diversas comunidades do município de Dona Emma. No período matutino o público atendido pela escola são filhos do entorno escolar em sua maioria, filhos de profissionais liberais, funcionários públicos e privados, empresários, comerciantes e agricultores locais. Este público possui famílias participativas e presentes na escola.
No período vespertino os alunos, em sua maioria, vem das comunidades do interior do município e muitos alunos que imigram para os pais trabalharem nas indústrias madeireiras. Há muita rotatividade de alunos neste turno e os que chegam ao decorrer do ano possuem grandes dificuldades de aprendizagem e apresentam problemas familiares e sociais agudos. Há famílias que se identificam menos com a escola e tornam-se pouco presentes na vida escolar dos filhos.
No período noturno muitos alunos vem para a escola desmotivados para estudar, pois trabalham durante o dia e estão cansados e dispersos à noite.
Nos últimos anos, a escola tem perdido muitos de seus alunos que após concluírem o 9º ano do Ensino Fundamental, ingressam no IFC, para curso profissionalizante de Ensino Médio, já que a escola não oferece tal modalidade.
Dimensão pedagógicaO Ensino Fundamental – séries iniciais oferece um ótimo atendimento às crianças, que estão, em sua grande maioria sendo alfabetizadas na idade certa. As professoras, todas pedagogas, não abandonam seus alunos com dificuldades de aprendizagens. As turmas não são numerosas. Este perfil refletiu o mais elevado índice na avaliação do IDEB 7,2, em 2015.
Essa situação acima relatada vem lentamente modificando-se devido a grande rotatividade de alunos, principalmente no período vespertino e que trazem consigo profundas defasagens de aprendizagem e problemas comportamentais.
Nas séries finais do Ensino Fundamental, as turmas são numerosas, a maioria com 30 alunos. Nesta etapa escolar aparecem dificuldades de atendimento, principalmente ligadas ao desinteresse, indisciplina e a rotatividade de alunos anteriormente citada.
No Ensino Médio a grande dificuldade reside na evasão e reprovação, principalmente na 1ª série. Isso se deve à inserção precoce do adolescente no mercado de trabalho que frequenta a escola cansado e desmotivado.
Os professores são em sua maioria habilitados na área que atuam ou estão em processo de formação. A escola orienta para que o planejamento anual e diário ocorra de acordo com a Proposta Curricular de Santa Catarina e Base Nacional Curricular Comum (BNCC).
A avaliação do processo ensino-aprendizagem ocorre de acordo com a legislação vigente. Os projetos coletivos são discutidos em grupo nas reuniões pedagógicas.
A relação entre docentes e discentes, em geral, é boa, prevalecendo o respeito às diferenças e opiniões. Problemas graves de indisciplina por parte dos estudantes devem ser resolvidos com auxílio da família e do Conselho Deliberativo.
A unidade de ensino norteia seu fazer pedagógico segundo a filosofia definida pela comunidade escolar:
Educar = Conhecimento + Respeito + Amor + Paz.
Nesta escola busca-se interpretar a educação de acordo com a Constituição Federal, no artigo 205, como “um direito de todos, dever do Estado e da Família”, a ser promovida com a colaboração de toda a comunidade escolar, inspirada nos princípios da democracia, liberdade e igualdade, nos ideais de solidariedade humana, bem-estar social e respeito à natureza.
A análise dos indicadores educacionais aponta para a necessidade de adoção de estratégias pedagógicas e administrativas que promovam melhorias no processo ensino-aprendizagem. A equipe pedagógica conclui que fatores como redução de professores efetivos, alta rotatividade de professores, falta de comprometimento com os estudos por parte dos educandos e de acompanhamento por parte dos pais, tem sido grandes contribuintes para a redução da qualidade de ensino.
Dimensão administrativaA escola conta com diretora e assessores, orientadora educacional, assistente de educação e assistente técnico pedagógico para dar apoio ao trabalho docente e atendimento aos discentes. Todos são do quadro efetivo.
O corpo docente é formado por 34 professores exercendo o ofício, destes 6 atuam nas séries iniciais (3 efetivos) e 20 nas séries finais e Ensino Médio (6 efetivos). Na função de segundo professor atuam 5 professoras e 1 professora no atendimento do AEE.
Contratados pela APP há 3 agentes de serviços gerais para limpeza e manutenção da escola e no preparo da merenda a Empresa Nutriplus mantem 2 merendeiras.
A escola atende no período matutino Ensino Fundamental séries iniciais e finais; no período vespertino Ensino Fundamental séries iniciais e finais e uma turma de Ensino Médio; no período noturno três turmas de Ensino Médio. O horário de funcionamento é: 7h 30’ às 11h 30’; 13h às 17; 18h 25’ às 22h. Há sempre 5 aulas por turno por dia, com exceção da quarta-feira diurna, que possui 6 aulas devido à disciplina de Ensino Religioso.
A escola segue o calendário definido pela SED, que juntamente com o corpo docente e o município o adapta de acordo com as necessidades da comunidade escolar.
Ao ingressar na escola, tanto alunos como professores, devem entregar seus documentos na secretaria para que seja efetivada a matrícula ou contratação, no caso do professor. Após recebimento dos documentos, os dados são inseridos no SISGESC – Sistema de Gestão Educacional de Santa Catarina. Os documentos físicos são arquivados na secretaria em pastas individuais. As prestações de contas também são arquivadas na secretaria.
Os órgãos colegiados que compõem a escola atualmente são: Associação de Pais e Professores, Conselho Deliberativo Escolar (CDE) e Banda Dragões Azuis; estes órgão são bastante atuantes. Necessita retomar o Grêmio Estudantil e o NEPRE.
Dimensão financeiraA escola recebe recursos anuais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) através do Programa Dinheiro Direto na ESCOLA (PDDE), do Governo Federal; seu destino é sempre discutido com a comunidade escolar. Do Governo Estadual recebe a subvenção social, destinada ao pagamento dos serventes e o Cartão de Pagamentos do Estado de Santa Catarina (CEPESC), um recurso para comprar de materiais e serviços essenciais ao funcionamento escolar,
A APP é uma entidade muito atuante na escola e promove eventos e rifas para angariar fundos e realizar ações que beneficiem a comunidade escolar.
Dimensão físicaO terreno que abriga essa unidade escolar é 12000 m², apresenta uma área construída de aproximadamente 2400 m², subdividida em 9 salas de aula, refeitório, cozinha, despensa, almoxarifado, sanitários masculino, feminino e para cadeirantes, sala de professores, secretaria, direção e sala do AEE, ginásio de esportes, um centro de múltiplo uso transformado em biblioteca, consultório odontológico e 1 sala de aula improvisada.
Este espaço físico construído é insuficiente para a demanda e encontra-se em mau estado de conservação, apesar dos esforços da comunidade escolar em sua manutenção. Após anos de apelo da comunidade escolar, houve reforma parcial e ampliação em 2018, uma conquista importante, com a construção de um pátio coberto e troca do telhado de uma ala da escola.
A escola necessita urgentemente ainda a construção de pelo menos 3 salas de aula, pois tem turmas em espaço improvisado, precisa de um laboratório de informática, que foi desativado por falta de espaço físico e equipamentos, uma biblioteca, um auditório, construir cercado, consertar portão de acesso e reformar os sanitários, trocar outra ala dos telhados, adequar a energia para funcionamento dos ar condicionados e efetuar a troca das janelas, que possuem estrutura de ferro e estão enferrujadas.
Com relação às condições de trabalho, precisa manter o ambiente limpo, organizado e funcional, realizando manutenções e reparos conforme necessários.
Outras considerações

  METAS E AÇÕES
MetaGarantir o acesso e permanência com sucesso do educando na escola.
DimensãoDimensão pedagógica
AçãoPlanejar de acordo com níveis e área de conhecimento.
Desenvolver trabalho de acompanhamento das turmas e professores, avaliando resultados periodicamente.
Dar suporte ao trabalho pedagógico, oferecendo aulas de recuperação de aprendizagem, quando forem detectadas situações graves.
Promover ações sociais, culturais, desportivas e educativas diferenciadas que tornem o ambiente escolar mais atrativo (ações citadas em outras metas).
Instigar formação continuada e constante processo de estudo dos professores.
Objetivos específicosGarantir o acesso e permanência do educando na escola.
Diminuir repetência e evasão escolar.
Desenvolver trabalho conjunto com os diversos segmentos tendo em vista a melhoria da qualidade de ensino.
Tornar o ambiente escolar em um local que o aluno queira estar.
Apoiar o trabalho pedagógico do professor.
Início02/01/2020
Fim31/12/2023
Público alvoAlunos e comunidade escolar.
RecursoRecursos humanos, planejamento e capacitação.
Responsáveis pela açãoEquipe gestora e professores, comunidade escolar.
MetaRevisar coletivamente o PPP e implementá-lo, para tanto, gerir a escola por meio de decisões colegiadas, baseadas nos princípios da administração pública: legalidade, impessoalidade, transparência, moralidade, publicidade e eficiência.
DimensãoDimensão administrativa
AçãoOrganizar com a participação dos professores e equipe pedagógica estratégias e combinados referente á prática docente e funcionalidade da escola.
Organizar o ambiente escolar junto com a comunidade, disposto em direitos e deveres de cada integrante escolar.
Objetivos específicosDesenvolver a mesma linguagem entre direção, equipe pedagógica e professores quanto a questões escolares.
Evitar atrito devido a falta de diretrizes do trabalho pedagógico.
Construir coletivamente as normas da escola e da sala de aula, ouvindo todos os entes.
Início02/01/2020
Fim31/12/2023
Público alvoEquipe gestora, alunos e professores.
RecursoPPP, reuniões, materiais de apoio.
Responsáveis pela açãoEquipe gestora e professores, alunos e comunidade escolar.
MetaMelhorar os índices de indicadores escolares como IDEB, Prova Brasil, SAEB, ANA, ENEM e olimpíadas nacionais.
DimensãoDimensão pedagógica
AçãoAcompanhar o planejamento e a prática docente.
Aplicar simulados das provas de português e matemática no Ensino Fundamental.
Aplicar simulados de vestibulares, concursos, ENEM, Prova Brasil e olimpíadas.
Corrigir os simulados com os alunos explicando as dúvidas.
Realizar trabalho de reforço com grupos menores e /ou individuais.
Promover palestras de assuntos relevantes.
Utilizar o resultado dos indicadores para avaliar a prática pedagógica da escola.
Criar um mecanismo de avaliação institucional junto com a comunidade escolar.
Incentivar a leitura.
Reconhecer, valorizar e Premiar alunos destaque.
Objetivos específicosVoltar a melhorar os índices dos indicadores escolares.
Instigar um melhor desempenho do aluno.
Ofertar ensino de qualidade à população donemense.
Início02/01/2020
Fim31/12/2023
Público alvoAlunos e comunidade escolar
RecursoMateriais pedagógicos, provas, simulados, cursos, palestras, premiações de incentivo.
Responsáveis pela açãoEquipe gestora e professores.
MetaApoiar o trabalho pedagógico, através de orientação e assessoramento quanto aos procedimentos institucionais aos envolvidos no processo ensino-aprendizagem.
DimensãoDimensão pedagógica
AçãoProfessores e equipe pedagógica desenvolvem planos estratégicos para melhorar o rendimento dos alunos com dificuldade de aprendizagem.
Professores e equipe gestora desenvolvem planos estratégicos para minimizar problemas de indisciplina na sala de aula e manter um ambiente agradável.
Mediar conflitos por meio de conversas, ouvindo todos os envolvidos e buscar solução para resolvê-los.
Proporcionar um conselho de classe mais abrangente, onde a equipe docente consiga visualizar e acompanhar o desempenho global de cada aluno.
Compartilhar práticas bem-sucedidas que possam ser replicadas, porque muitas vezes os bons resultados na aprendizagem aparecem após mudanças de estratégias de ensino.
Melhorar as condições de trabalho do professor oferecendo suporte por meio de materiais necessários à sua prática.
Incentivar e proporcionar a formação continuada dos docentes.
Objetivos específicosProporcionar um ambiente de trabalho acolhedor, onde o professor se sinta motivado e inserido, pois o professor é agente poderoso de mudança social.
Acompanhar constantemente o desempenho do aluno, para que se possa efetuar as modificações necessárias.
Desenvolver junto aos professores planejamentos estratégicos par recuperação de estudos, evitando desta forma, que o aluno chegue ao fim do trimestre com defasagem de aprendizagem.
Oferecer aulas de reforço escolar.
Acompanhar o trabalho docente para que os mesmos possam oferecer aulas de qualidade, minimizando dificuldades geradas pela indisciplina.
Início02/01/2020
Fim31/12/2023
Público alvoProfessores e alunos.
RecursoKit multimídia, leitura de textos e artigos que abordem estas temáticas.
Responsáveis pela açãoEquipe gestora e professores.
MetaFomentar a qualidade da educação nas séries iniciais por meio de um ambiente acolhedor e alfabetizador para os alunos, incentivando a participação dos pais nesta etapa da vida escolar em busca de um aprendizado adequado.
DimensãoDimensão pedagógica
AçãoPromover ações pedagógicas voltadas às crianças.
Promover eventos lúdicos com as séries iniciais.
Ampliar e cercar o parque para uso prioritário das crianças.
Preparar as crianças do 5º ano para a dinâmica do 6º ano.
Dar suporte para as professoras com aulas de reforço, tomadas de leitura individual, e outras atividades que facilitem a tarefa de alfabetização.
Encaminhar as crianças, junto com a família, para atendimentos especializados quando forem detectadas situações que prejudiquem o desenvolvimento e a aprendizagem, como psicólogo, fonoaudiólogo, neuro pediatra, dentre outros. (Essa situação também será realizada para todos os alunos, tanto das séries finais como Ensino Médio).
Objetivos específicosProporcionar um ambiente adequado às crianças.
Priorizar o atendimento infantil.
Alfabetizar na idade certa - preferencialmente no 1º ano.
Mediar a passagem das séries iniciais às séries finais, para diminuir o impacto causado na mudança de fase.
Apoiar o trabalho docente.
Início02/01/2020
Fim31/12/2023
Público alvoAlunos das séries iniciais e 6º ano das série finais.
RecursoDiversos recursos pedagógicos, lúdicos e financeiros para a realização desta ação.
Responsáveis pela açãoEquipe gestora e professores, comunidade escolar.
MetaRevitalizar a biblioteca e instigar a prática da leitura literária e produção textual, através do seu uso.
DimensãoDimensão pedagógica
AçãoLevar a biblioteca para um local mais adequado (caso não ocorra a construção por parte da SED deste local), adquirir um contêiner para este fim. É imprescindível que o ambiente da biblioteca seja agradável, limpo e acolhedor.
Criar o hábito da leitura transformando a escola num local de estímulo ao conhecimento e aprendizagem, tornando os professores, alunos e comunidade cidadãos críticos e atuantes na sociedade.
Organizar apresentações em murais, vídeos, teatros e redes sociais, repassando aos colegas os benefícios da leitura.
Organizar eventos literários promovendo a socialização de livros entre alunos.
Desenvolver gincanas de "Soletrando" para melhora da ortografia.
Criar momentos de leitura e contação de histórias no ambiente escolar.
Objetivos específicosOrganizar a biblioteca em espaço adequado.
Melhorar o acervo.
Estimular professores e demais funcionários a criar o hábito de ler, para que valorizem essa atividade e sirva de modelo para os alunos.
Formar mediadores de leitura (professores, funcionários, alunos e voluntários da comunidade).
Planejar e organizar ações pontuais e permanentes que promovam a leitura.
Possibilitar os alunos a compartilhar saberes, tornando-os críticos e criativos.
Melhorar a aprendizagem dos alunos em consequência do hábito da leitura.
Enriquecer o vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação.
Início02/01/2020
Fim31/12/2023
Público alvoProfessores, alunos e comunidade escolar.
RecursoEspaço físico adequado, livros, revistas, jornais, multimídia e demais materiais de apoio.
Responsáveis pela açãoEquipe gestora e professores, comunidade escolar.
MetaPromover a inclusão do portador de deficiência, dando os devidos encaminhamentos para assegurar seus direitos.
DimensãoDimensão pedagógica
AçãoDetectar alunos com situações que necessitam de intervenção especializada.
Respeitar o espaço individual de cada aluno e professor.
Respeitar o espaço coletivo.
Manter parceria com a Secretaria da Saúde, Ação Social, CRAS, Conselho Tutelar para auxiliar na inclusão
Disponibilizar o banheiro para cadeirantes.
Melhorar as rampas de acesso.
Apoiar o trabalho do segundo professor e do AEE.
Instigar o processo de formação continuada para os profissionais da área inclusiva.
Realizar os procedimentos necessários junto Fundação Cultural de Educação Especial e SED para garantir os direitos dos portadores de deficiência.
Priorizar atendimento de qualidade para o portador de necessidades especiais.
Objetivos específicosPromover a inclusão do portador de deficiência, bem como respeitar as diferenças.
Buscar parcerias com as famílias, a comunidade escolar e a Prefeitura Municipal.
Início02/01/2020
Fim31/12/2023
Público alvoAlunos e comunidade escolar
RecursoConsultas especializadas, encaminhamentos junto aos órgãos competentes, palestras, capacitações, estudos.
Responsáveis pela açãoEquipe gestora e professores.
MetaPromover projetos sustentáveis, culturais, desportivos e aulas passeio.
DimensãoDimensão pedagógica
AçãoCriar uma composteira para dar destino correto às cascas e sobras da merenda escolar.
Arborizar o pátio com árvores frutíferas.
Desenvolver horta escolar.
Manter coleta de recicláveis e óleo usado.
Ofertar campeonatos esportivos durante o ano letivo em diversas modalidades.
Apoiar treinos de modalidades desportivas no contra turno escolar.
Buscar parcerias para doação de recursos.
Promover eventos culturais.
Ofertar o evento Dia da Integração - para socializar o início do ano letivo.
Objetivos específicosTornar a escola um espaço sustentável.
Apoiar os professores a oferecerem aulas passeio aos alunos, como modalidade pedagógica.
Planejar e coordenar propostas para que os alunos tenham mais opções de lazer e oportunidades de interação fora da sala de aula.
Incentivar o FETAE - Festival de Talentos Estudantil, bem como ofertar outras modalidades culturais.
Início02/01/2020
Fim31/12/2023
Público alvoEquipe gestora, professores, alunos e comunidade escolar.
RecursoRecursos humanos da escola e demais comunidade escolar e financeiros da APP.
Responsáveis pela açãoAPP, professores, equipe gestora, Grêmio Estudantil e demais alunos e comunidade escolar.
MetaIncentivar os alunos do 3º ano do Ensino Médio a participar do ENEM, bem como buscar novas perspectivas de vida, através de uma formação qualificada.
DimensãoDimensão pedagógica
AçãoAplicar simulados de concursos, vestibulares, ENEM, prova Brasil, dentre outros.
Acompanhar a prática docente para minimizar conflitos de indisciplina.
Oportunizar atividades de reforço escolar quando de interesse do discente.
Incentivar a leitura.
Objetivos específicosPreparar o aluno para tornar-se um cidadão digno, com atitudes responsáveis, que aprenda a gerenciar sua vida financeira e afetiva.
Preparar o aluno para ingressar na faculdade.
Instigar um melhor desempenho do aluno.
Diagnosticar as dificuldades dos alunos e buscar alternativas para solucioná-las.
Apoiar e incentivar o trabalho docente.
Início02/01/2020
Fim31/12/2023
Público alvoAlunos do Ensino Médio
RecursoMateriais de apoio pedagógico, provas, simulados, cursos, palestras, premiações de incentivo, jogos, vídeos.
Responsáveis pela açãoEquipe gestora e professores.
MetaBuscar recursos financeiros para obras de ampliação, reforma e adequação do espaço físico escolar, principalmente no que diz respeito a salas de aula e adequação de sanitários.
DimensãoDimensão física
AçãoElaboração de projetos para captação de recursos financeiros junto à SED para reforma e ampliação do espaço físico escolar: CONSTRUÇÃO de três salas de aula; construção de uma biblioteca e laboratório de informática; troca do telhado de uma ala da escola; revitalização dos sanitários; troca das janelas e adequação da energia para suportarem o funcionamento dos ar condicionados no período do verão; reforma do portão e cercado.
Desenvolvimento de parcerias entre professores, alunos E APP, buscando a manutenção e organização do espaço escolar, principalmente da sala de aula, que é o ambiente mais privilegiado para assegurar a aprendizagem dos alunos.
Objetivos específicosAmpliar o espaço físico.
Tornar os sanitários um ambiente adequado.
Tornar a escola um espaço mais aconchegante, limpo e organizado.
Início02/01/2020
Fim31/12/2023
Público alvoAlunos, professores, funcionários e comunidade escolar.
RecursoRecursos financeiros
Responsáveis pela açãoEquipe gestora, SED, APP e comunidade escolar.
MetaCriar um espaço de convivência para que discentes desfrutem de um ambiente adequado para descanso, jogos e lazer (parque, quadra de areia, mesas de jogos).
DimensãoDimensão física
AçãoOfertar mesas de jogos, como tênis de mesa e pebolim, por exemplo.
Cercar quadra de areia e parque e revitalizá-los.
Colocar os postes para ofertar o jogo de espirobol.
Arborizar o entorno do parque e da quadra de areia.
Arrecadar recursos para a aquisição dos materiais necessários.
Organizar um espaço para alunos sentarem e conversarem.
Objetivos específicosMelhorar os espaços coletivos.
Ofertar um local adequado para a convivência coletiva de alunos e professores.
Contemplar o brincar, a cooperação e a interação.
Oferecer uma segunda opção para aulas de Educação Física, quando o ginásio está sendo utilizado.
Envolver a equipe docente, APP, Grêmio Estudantil e Conselho Deliberativo no planejamento e melhoria do uso dos espaços.
Planejar e coordenar propostas para que os alunos tenham mais opções de lazer e oportunidades de interação fora da sala de aula.
Participar das atividades e da melhoria dos espaços coletivos, sugerindo atividades, brincadeiras jogos, e contribuindo para a monitoria e manutenção desses espaços.
Início02/01/2020
Fim31/12/2023
Público alvoAlunos, professores e funcionários
RecursoRecursos financeiros e mudas de árvores nativas.
Responsáveis pela açãoEquipe gestora e professores, alunos, APP e comunidade escolar.
MetaBuscar e ofertar palestras motivacionais e formação continuada para os profissionais envolvidos na educação.
DimensãoDimensão pedagógica
AçãoIdentificar as necessidades dos professores e, com eles, encontrar soluções que priorizem um trabalho educacional de qualidade.
Ouvir as demandas das necessidades pedagógicas dos professores e dar os encaminhamento necessários.
Ter percepção e sensibilidade para identificar as necessidades dos alunos e professores.
Promover palestras, eventos sociais e culturais para professores.
Promover encontros periódicos de planejamento entre docentes e segundos professores, promover leitura, estudo de livros, artigos, legislação com temas relevantes à prática pedagógica.
Instigar a participação de professores em cursos de formação.
Trabalhar junto com equipe pedagógica e professor, estar presente no cotidiano escolar e saber o que acontece no dia-a-dia da sala de aula.
Objetivos específicosCriar clima de harmonia e confiança entre professores e equipe gestora.
Criar um vínculo afetivo entre professor e aluno.
Estar atento ao contexto que se apresenta, valorizando os profissionais da equipe escolar e acompanhando resultados.
Valorizar o trabalho de cada professor que faz parte da equipe escolar.
Melhorar o desempenho do aluno no processo ensino-aprendizagem.
Início02/01/2020
Fim31/12/2023
Público alvoProfessores, alunos e comunidade escolar.
RecursoPalestras, cursos, leituras, kit multimídia, reuniões.
Responsáveis pela açãoEquipe gestora e professores.
MetaDesenvolver atividades e ou eventos que promovam a integração e a socialização entre educandos.
DimensãoDimensão pedagógica
AçãoPromover o evento da Integração em março - com atividades de socialização, como gincanas, torta na cara, caça ao tesouro para promover a integração dos alunos de cada turno.
Promover um campeonato esportivo por semestre, a escolha dos alunos.
Realizar festa junina interna com diversas apresentações e brincadeiras.
Promover evento para o dia do estudante (GreenRace, cinema, piscina, ou algo semelhante).
Promover um evento de fim de ano (a combinar com os alunos).
Discutir com a equipe de professores e comunidade escolar outras ações possíveis.
Objetivos específicosIntegrar os alunos.
Promover um ambiente agradável ao aluno e criar um clima de confiança e harmonia.
Realizar atividades saudáveis de acordo com as idades dos discentes.
Organizar atividades planejadas.
Início01/01/2020
Fim31/12/2023
Público alvoAlunos e professores
RecursoPlanejamentos, reuniões e demais recursos necessários.
Responsáveis pela açãoAPP, professores, equipe gestora, Grêmio Estudantil e demais alunos e comunidade escolar.
MetaPromover atividades e ou eventos buscando a integração e a socialização entre escola e comunidade.
DimensãoDimensão pedagógica
AçãoPromover palestras com temas relevantes à sociedade.
Promover gincanas sociais que envolvam a participação dos pais.
Envolver os pais para que participem do Dia da Família na escola, na Festa Junina, no 7 de Setembro, no FETAE (Festival de Talentos Escolares) e ou outros eventos promovidos pela escola.
Chamar os pais para prestigiar bons resultados de seu(sua) filho(a); minimizar o vício de que os pais são chamados somente para solucionar problemas.
Utilizar redes sociais para interagir com as famílias e divulgar as ações escolares.
Convidar os pais para que participem do cotidiano escolar.
Objetivos específicosEstreitar os laços entre escola e comunidade.
Criar um clima de confiança entre os entes escolares.
Conscientizar as famílias sobre a importância do acompanhamento na vida escolar dos filhos.
Melhorar o rendimento dos discentes.
Proporcionar comunicação constante com a família.
Desenvolver a confiança dos pais e alunos nos profissionais da escola através de vínculos de amizade.
Início02/01/2020
Fim31/12/2023
Público alvoEquipe gestora, professores, alunos e comunidade escolar.
RecursoDiversos recursos para palestras, gincanas e demais eventos.
Responsáveis pela açãoEquipe gestora e professores, alunos e comunidade escolar.
MetaPraticar e manter uma relação social-democrática com os alunos, pais e comunidade em geral e incentivar a participação nas entidades democráticas escolares.
DimensãoDimensão administrativa
AçãoAtender a todos com respeito e cordialidade sem distinção.
Respeitar a autonomia e opinião das famílias em suas diversidades.
Manter contato contínuo com as famílias.
Discutir as ações da escola coletivamente.
Colocar-se à disposição da APP e facilitar seu trabalho com participação ativa nas discussões, suporte total nos eventos e respeito a autonomia deste ente democrático.
Efetuar os gastos dos recursos recebidos pela escola, baseados em decisões colegiadas, com economia e transparência.
Reorganizar Grêmio Estudantil e NEPRE.
Manter reuniões periódicas com o Conselho Deliberativo Escolar, para que este Conselho participe efetivamente nas questões administrativas e pedagógicas da escola.
Objetivos específicosManter tratamento cordial com todos os entes escolares.
Proporcionar ambiente harmonioso na escola, baseado em conversas e acordos coletivos.
Respeitar as diferenças.
Gerir com responsabilidade, ética, transparência e democraticamente os recursos financeiros da escola.
Início02/01/2020
Fim31/12/2023
Público alvoProfessores, alunos e comunidade escolar.
RecursoReuniões, visitas, conversas, estudos.
Responsáveis pela açãoEquipe gestora e professores, alunos e comunidade escolar.
MetaOfertar computadores com acesso à internet e impressora para uso dos discentes.
DimensãoDimensão administrativa
AçãoDisponibilizar computadores com acesso à internet e impressora para realização e impressão de pesquisas, tendo em vista que o fechamento do Laboratório de Informática criou uma dificuldade para a organização dos alunos, que em sua maioria, não possuem este recurso disponível em casa.
Objetivos específicosMelhorar o desempenho escolar.
Colocar a escola a serviço do aluno.
Início02/01/2020
Fim31/12/2023
Público alvoAlunos
RecursoComputadores, internet, impressora, folhas.
Responsáveis pela açãoEquipe gestora e professores.
MetaReorganizar e motivar o Grêmio Estudantil para que o mesmo seja participativo.
DimensãoDimensão administrativa
AçãoOrganizar um Grêmio Estudantil democrático na escola.
Eleger um professor para coordenar o Grêmio estudantil.
Contribuir para aumentar a participação dos alunos nas atividades da escola, bem como campeonatos, palestras, projetos e discussões, contribuindo para que alunos tenha voz ativa e participem - junto com pais e funcionários, professores e equipe gestora - da programação e da construção de regras dentro da escola.
Organizar movimentos para discussões de assuntos de interesse da escola e da comunidade escolar.
Integrar alunos e a comunidade escolar com a promoção de eventos culturais, como projeção de filmes, peças teatrais, gincanas, festivais de dança, de música, etc.
Organizar jornal e rádio da escola.
Promover campeonatos esportivos nas diversas modalidades.
Objetivos específicosConscientizar os alunos da importância de participar de agremiações.
Criar um clima de confiança e parceria.
Beneficiar a comunidade escolar.
Início02/01/2020
Fim31/12/2023
Público alvoComunidade escolar
RecursoReuniões, palestras e planejamento.
Responsáveis pela açãoEquipe gestora e professores, alunos e comunidade escolar.
MetaRevitalizar instrumentos e uniformidade e apoiar a Banda Dragões Azuis.
DimensãoDimensão pedagógica
AçãoManter os instrumentos com recursos financeiros.
Organizar eventos para arrecadar recursos para aquisição de uniformes dentro do prazo um ano.
Organizar eventos para arrecadar recursos para aquisição de novos instrumentos no prazo de outro ano.
Buscar, junto com o maestro, novas modalidades de apresentações.
Participar ativamente dos ensaios do grupo.
Discutir coletivamente com os integrantes da Banda e seus familiares as inovações pretendidas.
Objetivos específicosMotivar professor e alunos que participam da Banda.
Buscar alternativas financeiras para aquisição dos materiais necessários.
Incentivar apresentações e participações em concursos e ou festivais.
Manter parceria com a Prefeitura Municipal.
Criar um clima de confiança entre escola e banda.
Início02/01/2020
Fim31/12/2023
Público alvoAlunos e comunidade escolar.
RecursoRecursos financeiros, capacitações.
Responsáveis pela açãoEquipe gestora e professores, APP, Prefeitura Municipal.
MetaImplementar o Projeto Cooperjovem em parceria com a CRAVIL e SESCOOP/SC.
DimensãoDimensão pedagógica
AçãoPleitear junto à CRAVIL a inclusão da escola no Programa Cooperjovem.
Escolher um professor para ser o articulador do Programa na escola.
Capacitar os professores para implementação do Programa na escola.
Realizar as ações junto aos discentes de acordo com as diretrizes do Programa Cooperjovem.
Objetivos específicosBuscar o Projeto Cooperjovem, em parceria com a CRAVIL e SESCOOP para a escola.
Incentivar as relações cooperativistas, procurando diminuir atitudes competitivas.
Promover a integração entre alunos - alunos e alunos - professores.
Melhorar as relações escolares.
Início02/01/2020
Fim31/12/2023
Público alvoEquipe gestora, professores e alunos.
RecursoPalestras, estudos e demais materiais necessários.
Responsáveis pela açãoEquipe gestora, professores, SESCOOP e CRAVIL.


 AVALIAÇÃO DO PLANO
A avaliação do plano é entendida como um processo contínuo, apontando ações a serem mantidas e outras ajustadas conforme o desenvolvimento do processo.
A responsabilidade por essa avaliação será de toda equipe pedagógica, docentes, discentes, Conselho Deliberativo e demais pais dos discentes. Tomar-se-á por base também as avaliações externa, tais como IDEB, Prova Brasil, resultado dos discentes no ENEM e a avaliação institucional agora organizada pela SED.
A meta maior é a melhoria da qualidade do ensino, seguida da participação da comunidade escolar. Trabalhar junto para que todos aprendam e também ensinem.
 CONSIDERAÇÕES FINAIS
A prioridade é a educação, acreditamos que só a partir dela, podemos transformar e criar uma sociedade mais justa, mais ética, com pluralidade de ideias, liberdade e uma e assim ofertar uma educação emancipatória.
O grande desafio e meta maior para todos nós, educadores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem é tornar o acesso e a permanência a todas as crianças e jovens que puderem ser alcançados na abrangência da nossa escola, bem como tornar agradável e com aproveitamento máximo e tempo que eles conosco passarem.
A gestão democrática na escola busca constituir-se em um espaço onde os segmentos escolares possam contribuir com ideias, reflexões sobre os princípios educativos emancipadores, expressos na liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. Assim, as propostas deste plano de gestão desenvolvem-se a partindo de um pressuposto fundamental: igualdade de condições entre os educandos para que possam desenvolver suas habilidades e competências com segurança, autonomia e cooperação. De acordo com a Proposta Curricular de Santa Catarina: Estudos Temáticos, p. 148, “a escola pública é entendida como principal espaço de acesso aos processos educativos e formativos disponível para o cidadão.”
Para tanto precisa-se buscar soluções para vários problemas existentes em nossa escola: evasão escolar, melhoria na qualidade da aprendizagem, estruturas físicas inadequadas, com falta de salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, sanitários inadequados. Sabemos que para isso, quando todos os entes estiverem sentindo-se, de fato e na prática, parte de um processo de construção de identidade e cidadania que valorize o ser humano como um todo.
Estaremos preocupados em enriquecer ainda mais a gestão pedagógica da escola e fortalecer a ideia de desenvolver uma prática educativa visando a formação integral dos educandos em seus aspectos, físico, intelectual e emocional. Para tanto contaremos com uma equipe pedagógica colaborativa, presente e atuante no processo. A palavra para um bom plano de gestão é “confiança” e trabalhar sempre dentro das possibilidades e com o que precisamos modificar.
REFERÊNCIAS
D’AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas: papiros, 1996.
DALBEN, A.F. Trabalho escolar e Conselho de Classe, Papirus editora, 1996.
MARÇAL, J.C. Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico na escola? Módulo III, Brasília: CONSED, 2001.
SANTA CATARINA, Secretaria de Estado de Educação, Ciência e Tecnologia. Proposta Curricular de Santa Catarina: Estudos temáticos. Florianópolis: IOESC, 2005.
SETÚBAL, M.A.(Org.). Raízes e asas. São Paulo: Centro de Pesquisas para a Educação e Cultura, 1994.
Constituição Federal.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
OBSERVAÇÃO
O Plano de Gestão Escolar apresentado, está em consonância com a Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina, com os princípios da gestão democrática e participativa e com a legislação vigente. Respeita a igualdade de direitos e os princípios da diversidade.
O diagnóstico evidencia pontos de atenção que, em sua maioria, apresenta metas e ações que procuram avançar e dar respostas aos fatores evidenciados.
Esta Comissão, indica pelo monitoramento, revisão, atualização e reavaliação constante do Plano com a participação da comunidade escolar, embasado no diagnóstico atualizado e nos indicadores que a escola produz, visando a melhoria da qualidade do ensino com aprendizagem.
Sendo assim, este Plano está homologado para participar das demais etapas do processo de escolha.

            

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