Plano anual de Filosofia
Escola de Educação Básica Semíramis Bosco;
Professor André Augusto Brandt;
Março de 2016.
1. Objetivo e Justificativa
Embora
tenham trilhado caminhos diferentes, professores e alunos pensam a partir do
mesmo princípio, da mesma forma e com repertório moderadamente parecido. Não
existe, na realidade, toda a diferença pregada
entre alunos e professores. O que vemos claramente são alunos com dificuldades
em relação à escola e aos professores, enquanto do outro lado, vemos
professores que têm dificuldades em relação aos alunos e à escola.
Partindo
deste princípio é possível observar que os professores não têm obtido grandes resultados
na educação pública, e consequentemente, têm sido alvo de críticas negativas.
Não devemos nos pôr em posição cômoda, de derrota eminente. Percebemos erros na
educação, e estes sempre são tratados como tabus, ou ainda, como decisões
magnânimas e incontestáveis que nos forçam a participar de circuitos que
desnutrem ainda mais as tentativas de produção de conhecimento.
O que nós
professores devemos ensinar não é, e não será, cobrado devidamente. Mas o que
os alunos precisam saber, sim. Aí está a primeira grande diferença: sempre que
fazemos um trabalho sem sentido, devemos observar e relembrar quantos trabalhos
sem sentido já propomos. Você tem disposição para fazer trabalhos que você percebe que não servirão para nada?
Desta maneira tentarei dar sentido a todas as aulas apresentadas, porém, darei
sentido contrário à obediência. Farei com que a cobrança fique em segundo
plano, não dando mais a ênfase que o estado catarinense (e brasileiro) quer que
demos à obediência e à docilidade. Se neste texto houvesse a necessidade de um mote, seria: “Não sejas tão dócil diante
de tudo”.
Estarei ao lado das minhas convicções
sempre que o assunto estudado me transparecer tal necessidade, embora nunca
tomarei tal conclusão como verdade absoluta e sim como minha verdade, deixando claro que cada um pode ter a sua mesmo que ela não represente nada
para mais ninguém. Quero deixar claro com isto que não pretendo estabilizar os
pensamentos dos alunos, mas caotizar, bagunçar, desfazer o que eles sabem,
engana-los para mostrar-lhes o truque.
Meus objetivos e minha justificativa
nada tem a ver com o funcionamento da escola, com a direção, ou com a equipe
gestora. Usando alguma obliquidade, pretendo elucidar os alunos, mas para isso não trarei mais luz, tratei mais
escuridão para que ele desofusque, mostrando a importância do escuro, do vazio
e do silêncio. Quanto a qualquer problema relacionado a disciplina dos alunos,
ficando evidenciado que tal
comportamento teve origem desta postura, interveremos democraticamente acerca
das atitudes tomadas.
2. Metodologia e Didática
O primeiro e mais importante destaque
sobre a metodologia utilizada será que não seria possível aplicá-la, não fosse
a pusilanimidade do ensino público catarinense, que deixa “ao sabor do vento”
muitos dos rumos que a educação deveria tomar. Não seria tão viável e
facilitado a desconstrução de certos paradigmas (fixados nos alunos através da
escola), caso não tivéssemos fazendo um trabalho mediano, no mais otimista dos
casos. Disto reflito uma natureza causal
multifatorial, embora o maior dentre todos os outros juntos, seja a condição familiar.
Dentro da metodologia pela qual
trabalharemos este ano, abriremos mão da linha cartesiana e pétrea que rege
nossas discussões acerca deste assunto. Apresentarei grande parte das
proposições sob lentes de autores encaixados na lista dos “pós-modernos”, que
se utilizam de meios metodológicos diferentes e paralelos. Embora tal
metodologia não seja sequer vista pela clientela
escolar (pais/alunos), me sentarei sobre seus ombros e deixarei que a ela guie
através dos meus objetivos desconstrutores.
Por uma
questão linguística, “desconstrutivismo” seria o oposto ao construtivismo, razão pela qual não utilizarei tal nomenclatura,
embora poderia. O construtivismo é um movimento pedagógico, cujo grande nome é
Jean Piaget, mas que não se coloca exatamente ao oposto do que defendo por meio
deste trabalho. Coloco como um possível desconstrutivismo
por haver, por meio deste método, o apreendimento de conhecimentos necessários
às cobranças da vida adulta, enquanto
os desfaço, descontruo, desmistifico e desmascaro. Seu principal agente dentro
do processo ensino-aprendizagem se faz a partir dos afetos intensificados
através das aulas. Todo este processo de aprendizagem só é possível devido aos
sentimentos de espanto, raiva, desejo,
indignação, curiosidade e outros sentimentos característicos derivados do
ato de descontruir/desmascarar. Algo
muito próximo ao forte afeto que nos afecta
quando descobrimos uma mentira. No intuito de desfazer a realidade e as
instituições existentes, pretendo incitar afetos intensos, que serão despertos
pela revelação.
Cada tema será exposto em sala oralmente
durante os bimestres. Cada bimestre contará com dois temas e serão feitos
textos a partir do conteúdo, os quais não será cobrado o conteúdo escrito, mas
a participação. Somado ao trabalho realizado a partir dos textos, e a um
seminário que será organizado durante o bimestre, atribuiremos uma auto
avaliação dos debates realizados em sala. A média será a soma do trabalho sobre
o tema proposto, do seminário e da nota atribuída na auto avaliação.
Sumário
3 Bibliografia
·
SPINOZA,
Baroch. Trad. Tomaz Tadeu, Ética,
Belo Horizonte: Autêntica, 2014;
·
NIETZSCHE,
Friedrich Whilhelm. Trad. Jorge Luiz Viesenteiner, O Crepúsculo dos Ídolos ou Como se filosofa com o martelo, São
Paulo: Vozes, 2012;
·
NIETZSCHE,
Friedrich Whilhelm. Trad. Joaquim José de Faria, A Genealogia da Moral, São Paulo: Centauro, 2002;
·
NIETZSCHE, Friedrich Whilhelm. Trad. Paulo César de Souza. A Gaia Ciência, São Paulo: Companhia das
Letras, 2001;
·
HOBBES,
Thomas. Trad. Rosina D’Angina, Leviatã ou
Matéria forma e poder de um estado eclesiástico e civil, São Paulo, 2012;
·
PLATÃO.
Trad. Rodolfo Lopes, Timeu-Crítias,
São Paulo: Cech, 2011;
·
PLATÃO.
Trad. Pietro Nassetti, A República,
São Paulo: Martin Claret, 2000;
·
HESÍODO.
Trad. Jaa Torrano, Teogonia – A Origem
dos Deuses, São Paulo: Saraiva, 2007;
·
ARISTÓTELES.
Trad. Mário de Gama Kury, Política,
Brasília: PUC, 1985;
·
ARISTÓTELES.
Trad. Leonel Vallandro e Gerd Bornheim, Ética
a Nicômaco, São Paulo: Nova Cultura, 1991;
·
BOURDIEU,
Pierre. Trad. Miguel Serras Pereira, Questões
de Sociologia, Lisboa: Fim de Século, 2004;
·
MARX, Karl; ENGELS Friedrich. Trad. Luis Carlos de Castro e Costa, A Ideologia Alemã, São Paulo: Martins
Fontes, 1998;
·
MARX,
Karl. Trad. Regis Barbosa e Flavio Koete, O
Capital, São Paulo: Nova Cultura, 1996;
·
SMITH,
Adam. Trad. Roberto Franco Valente, A
Riqueza das Nações, Rio de Janeiro: Zahar, 2008;
·
DURKHEIM,
Émile. Trad. Eduardo Brandão, Da Divisão
do Processo de Trabalho, São Paulo: Martins Fontes, 1999;
·
MAQUIAVEL,
Nicolau. Trad. Maria Julia Goldwasser, O
Príncipe, São Paulo: Martins Fontes, 1996;
·
FOUCAULT,
Michel. Trad. José Teixeira Coelho Netto, A
História da Loucura, São Paulo: Perspectiva, 2002;
·
FOUCAULT,
Michel. Trad. Raquel Ramalhete, Vigiar e
Punir, Petrópolis: Vozes, 1987.
·
KANT,
Emmanuel. Trad. Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Marujão, Crítica da Razão Pura, Lisboa: Fundação
Calouste Gulbenkian, 2001;
·
FREUD,
Sigmund, O Ego e o Id e outros trabalhos.
ESB Vol. XIX. Rio de Janeiro: Imago, 1977;
·
ALMOND, Gabriel; VERBA, Sidney. The Civic Culture: Political Attitudes and
Democracy in Five Nations. Princeton, New Jersey: Princeton University, 1963.
·
BAKHTIN,
Mikhail. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira, Marxismo e a Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1981;
·
DARWIN,
Charles. Trad. Joaquim da Mesquita Paul, A
Origem das Espécies. Porto: Lello & Irmão, 2003.
Annual
planning of English contents
Second Stage
André Augusto
Brandt
March 30th,
2016
1st
Grade
ü Genera
review – Verb to be in present tense. Affirmative, Interrogative and negative
ü Possessive
Adjectives – My, your, his, her…
ü Cardinal
and Ordinal Numbers – First, Second, Third/One, two three…
ü Genitive
Case – (‘s)
ü Present
Continuous
ü Present
Continuous – Affirmative form
ü Present
Continuous – Interrogative form
ü Present
Continuous – Negative form
ü Simple
present – Do/Does review
ü Simple
present – Affirmative form
ü Simple
present – Interrogative form
ü Simple
present – Negative form
ü Simple
present – “He”, “she” and “it” rules
ü Imperative
– Orders
ü Personal
pronouns – Subjective and objective
ü Simple
past – Was/were review
ü Simple
past – Regular verbs and “ed” rules
ü Simple
past – Irregular verbs review
ü Simple
past – Interrogative and negative form
ü Indefinite
article – “a”, “an”
ü Question
words
ü Immediate
future – Going to
2nd
Grade
ü General
Review – Vocabulary and verb to be in the present tense
ü Past
of verb to be
ü Past
continuous – Affirmative form
ü Past
continuous – Interrogative form
ü Past
continuous – Negative form
ü Modal
verbs – Should, can: Must, might, could, used to…
ü Quantifiers
– Many, much, a lot of
ü Degrees
of comparison – Comparative “as adjective
as”
ü Question tag – Main tense + question tag
ü Simple
future
ü General
review about all contents
3rd Grade
ü General
Review – Vocabulary and verb to be in the present tense
ü General
Review – Simples past and past continuous
ü General
Review – Simple present and present continuous
ü Genitive
case – Review
ü Modal
verbs – Review
ü Reflexive
pronouns – Myself, himself, yourself
ü Reflexive
pronouns plural – Yourselves, themselves, ourselves
ü Infinitive
and gerund
ü Relative
pronouns – That, who, which
ü General
review about second stage (preparação para o Enem)
Annual
planning of English contents
First Stage
André Augusto
Brandt
March 30th, 2016
6th
Grade
ü Verb
to be in present tense
ü Affirmative
form
ü Interrogative
form
ü Negative
form
ü Family
ü Polite
expressions
ü Numbers
ü Colors
ü School
ü Feelings
ü Professions
ü Food
ü Months
ü Week
ü Time
(hours)
ü Genitive
case
ü Pronouns
ü Possessive
pronouns
ü General
review about all contents
7th
Grade
ü General
review
ü Verb
to be in the present tense
ü Vocabulary
– Numbers, colors, school, food, months, week, family and polite expressions
ü Simple
present
ü He,
she and it rules – add “s”, “es” or “ies”
ü Do/Does
– He, she and it rules
ü Interrogative
form – Do/does
ü Negative
form – Don’t/Doesn’t
ü New
vocabulary
ü Routine
ü Adverb
time – Sometimes, always, never
ü Can/Cant
– Abilities (Subject + can/cant + verb)
ü Questions
words
8th
Grade
ü General
Review
ü Verb
to be in the present tense
ü Vocabulary
– Family, school, routine, week, polite expressions and numbers
ü Simple
present – He, she and it rules
ü Do/does
rules
ü Short
answers
ü Interrogative
ü Negative
ü New
contents - Past
ü To
be past – Was/were
ü Negative
– Wasn’t/Weren’t
ü Interrogative
– Was/were + Subject
ü Others
verbs
ü Affirmative
ü Regular
verbs – add “ed”
ü Irregular
verbs – Present de list, search at list
ü Did/didn’t
ü Interrogative
– Did+ Subject + Verb
ü Negative
– Subject + Didn’t + Verb
ü New
vocabulary
ü Time
line
ü Adjectives
ü Plans
– going to
ü General
review about all contents
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