domingo, 1 de julho de 2012

Professora Tina recebe homenagem

ALBERTINA POFFO – filha, irmã, amiga e mãe e professora.

            Filha de Ermínio e Anunciata Poffo, nasceu em Mirador, no município de Presidente Getúlio no dia 24 de janeiro de 1957, sendo a penúltima numa família de 17 irmãos. É a oitava  de nove irmãs.
            Menina mulher, trabalhadora, estudiosa, dedicada à família, e acima de tudo alegre.
            A “Tina”, para a família e para todos que a conhecem.
            Dizia-se sempre “La máma spacada” (a cara da mãe). Quando criança seu cabelo era aloirado. Sempre sorridente, chamavam-na de “ridolona”, (risonha).
            A mãe Anunciata,  chamava o nome das três para chegar numa. Era mais ou menos assim,: Nêni, Déti.. Tina, ou: Tina, Deti... Nêni. E a Tina atendia sempre.
Pertencente a uma família religiosa, todos os domingos se fazia presente na igreja, juntamente com toda família. Inúmeras foram as caminhadas ao Cristo Rei. Sua participação nas festas era sempre certa.
            Como tinha as irmãs que seguiram a vida religiosa, adorava vestir-se, com as roupas de freira e ficava muito parecida com a Ir. Irma. Dizia-se: (lá Irma spacada de Més) ou seja, a Irma cortada ao meio, por se tornar muito parecida com a mana.
            Viveu uma infância e adolescência rodeada de amigos, pois a casa paterna, acolhia todas as crianças da  vizinhança e redondeza. E aí, era pescaria na lagoa, pesca no valo com balaio. E depois fritava-se os peixes com o auxílio da mãe. Aí rolava suco, bolachas, café.
            Dedicada à família amava seus pais. Sempre auxiliou o pai na roça, pois desde criança, foi encaminhada para o trabalho - tirar o trato junto com o Bertoldo, toda  semana ia  para a atafona. Tinha que tirar o leite das vacas manualmente. Boas lembranças, não é amiga?
            E as tardes dançantes... Ia com as irmãs e amigas, de bicicleta no, Fluminense, Rio Ferro, Sabiá, Essas  começavam, Às 15h e às 17h30 já tinha que estar em casa para tirar o leite.  A obediência era certa.
            Baile???? Só quando o pai acompanhava as três ... As paqueras foram muitas, mas levado a sério, somente um.  Sendo que nessa união tiveram um filho maravilhoso, o Ermínio André. É uma super mãe, se supera pois é daquelas muitas, que são pães...
            Nos encontros da família, jamais pode faltar. Figura super-importante, pois sua alegria contagia, e tem sempre uma piada para alegrar e descontrair. Não há quem não queira a sua companhia. Sediou dois encontros da família Poffo.  É muito amada por todos seus irmãos. ‘Mesmo nos momentos mais sérios’, é capaz de transformar o ambiente com suas palavras de consolo e conforto.
            Fez o primeiro grau no Mirador, o segundo, magistério, em PG. E mais tarde, frequentou a faculdade, e fez sua Pós Graduação, em São Paulo... é claro que não foi fácil. Muito guerreira,  jamais deixou se abalar.  Houve problemas nesse trajeto, sim, mas soube sempre procurar soluções.
            Na vida profissional, iniciou  sua carreira  como  professora  na Escola  Isolada Ribeirão  da Onça  em Presidente Getúlio  no dia 01 de julho de 1977.  No ano  de 1981  e 1982  lecionou  na Escola  Básica Papa  João XXIII,  também em Presidente Getúlio.
            Em  1985  começou a trabalhar em Dona Emma  na escola Isolada  Caminho do Posto,   tomou posse  em seu cargo de professora  em 05 de fevereiro, nomeada por concurso público.
            De 1985  a 1987  Tina  veio  para  a nossa  escola  como auxiliar  de diretor  e  em 1991  trabalhou como  secretária da escola.
            Em 1999  assumiu como  diretora. Desde 2002  lecionou  Ciências  e Matemática,  e durante alguns anos  também Ensino Religioso...  quem não lembra das  dinâmicas  da    Dona Tina. E  seus  teatros então... sempre educativos.
            Tina: que  saudades  sentiremos do chimarrão, das frutinhas, do amendoinzinho nas  reuniões ...  e sem falar dos  conselhos amigos  e   de  suas  pérolas históricas... você é  uma  pessoa  muito  autêntica e verdadeira.
            E  que  professora  excepcional:  exigente  e dedicada, com ela sempre se aprende!
            Adora uma roda de viola e cantoria, regados com uma cervejinha... é muito divertida. Gosta de ambientes sadios. Procura manter a auto-estima em alta, com sabedoria.
É daquelas que:” reconhece a queda, mas não desanima, levanta sacode a poeira e dá a volta por cima”.
            A Tina, viveu e vive, muito bem a sua vida, teve  e tem amigos, pois tem carisma sabe cultivar as belas e boas amizades. Não é à toa que sempre tem alguém na sua casa.
            Obrigada, Tina, por convivido tantos anos conosco e por ter feito tantas pessoas felizes nessa caminhada da sua vida pessoal e profissional.
            Gostaríamos de dizer que todos aqui a amam e queremos sim, ainda tê-la sempre por perto. Por outro lado, desejamos que você possa usufruir, muitos anos dessa etapa de afastamento de sua vida profissional com muita felicidade.
            E tenha certeza, as sementes semeadas ao longo de todos esses anos, estão dando e ainda darão muitos bons frutos.
            Inegavelmente,  sua  passagem por esta escola foi única.
Tina: todos temos que agradecer muitíssimo  pelos 33 anos, 8 meses  e 24 dias  dedicados a  esta  escola, à  comunidade  e  à  educação. Que Deus lhe dê em dobro tudo que você fez por todos nós...




Nenhum comentário:

Postar um comentário